VOTAÇÃO DE PROJETO QUE REAJUSTA SALÁRIOS DOS SERVIDORES É ADIADA PARA HOJE

Bahia Econômica
 
 
As agitações previstas para acontecer ontem na Assembleia Legislativa da Bahia por parte dos servidores do Estado, contrários à proposta de reajuste salarial parcelado, foi transferida para o plenário e a votação dos dois projetos de lei de interesse do funcionalismo público foi adiada para hoje (6). Na semana passada, o Executivo passeou no parlamento baiano e cravou o placar de 38 deputados favoráveis à aprovação do requerimento de urgência das propostas de reajuste dos vencimentos em 3,5%, retroativos a março, e 2,8% a partir de novembro.
 
Mas, ontem, o que se viu no Legislativo baiano foi um governo sem a sustentação da sua ampla base de apoio no parlamento baiano, o que prova que os “problemas pontuais” com a base aliada, como a demora nas indicações de cargos, podem causar estragos à gestão petista.  O governador Rui Costa (PT) já mandou recado e diz que não aceita chantagens. O seu articulador político, Josias Gomes, conforme fontes, nem atende mais os telefonemas dos deputados.
 
Por falta de quórum, a sessão foi derrubada. Na prática, a administração estadual tinha receio de sofrer a primeira derrota na Casa de Leis da Bahia, coisa inimaginável quando o Estado era administrado pelo ex-governador Jaques Wagner (PT), que contava com o seu famoso “rolo compressor”. Após cinco horas de obstrução dos oposicionistas, o líder do governo, deputado Zé Neto (PT), solicitou adiamento da votação.
 
Um dos exemplos das insatisfações do PSD é a perda do comando da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), responsável pela produção de insumos farmacêuticos. O diretor Geral, Ronaldo Dias, que tomou posse ontem, foi indicado pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Das diretorias, apenas a deputada Ivana Bastos (PSD) emplacou um apadrinhado, o diretor Administrativo e Financeiro, Paulo Costa. Apesar das insatisfações, o PSD comanda a Secretaria de Infraestrutura, a Agerba e a Desenbahia, com o filho do senador Otto Alencar, presidente do partido na Bahia. (TB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão