SECRETÁRIO REBATE O GLOBO E DIZ QUE BAMIN ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO

Bahia Econômica
05/05 - 16:31hs - Irlã Andrade

Em resposta à matéria sobre a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul intitulada “Fiol na Bahia liga mineradora em crise a porto sem data para operar, diz O Globo”, o Secretário da Casa Civil do Estado da Bahia, Bruno Dauster, discordou categoricamente hoje (5) da reportagem do site O Globo, publicada ontem (4).

De acordo com Dauster, a empresa Bahia Mineração (Bamin) está desenvolvimento e o Porto Sul está em construção e é estratégico para a economia baiana. Segundo ele, nas reuniões com o Governo do Estado os controladores da Bamin afirmam que a companhia segue fazendo seus investimentos como antes e que eles estão com boas expectativas sobre a Fiol e o Porto Sul.

O secretário observou que somente no final de 2014 o Governo conseguiu a licença ambiental do Porto, o que contribuiu para atrasar a implantação do equipamento. “Antes disso não podíamos fazer nada”, disse.

Dauster destacou que a legislação portuária passou por uma modificação, que segundo ele, foi um fato positivo que está dando condições de implantar o Porto Sul. “Visualizamos o Porto como um equipamento estratégico, muito bem localizado e que, integrado à Fiol, será a porta de saída dos minérios que passará por Mato Grosso, pelo Oeste baiano e chegará a Ilhéus. Então, é um Porto estratégico”, explicou.

Sobre o fato de o Porto Sul ser resultado de um acordo entre a BAMIN e o Governo do Estado, o secretário ressaltou que o Estado da Bahia poderá entrar com um suporte para o 2º berço do Porto, podendo realizar uma Parceria Público Privada (PPP) para esse berço. Segundo ele, dentre os R$ 4,5 bilhões a serem investidos no Porto, o Estado já pagou mais de R$ 2 bilhões até o momento. “Portanto, o equipamento tem viabilidade econômica e nós estamos confiantes”, frisou.

Leia também: Fiol na Bahia liga mineradora em crise a porto sem data para operar, diz O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão