PLANO URBANO QUE INTEGRA PROJETO DA PONTE SSA-ITAPARICA É APRESENTADO NA ILHA

Bahia Econômica13/05 - 18:38hs -

A preservação ambiental e o desenvolvimento econômico, social, territorial e institucional são os desafios identificados no Plano Urbano Intermunicipal da Ilha de Itaparica (PUI). O documento faz parte das ações que integram o planejamento do Sistema Viário Oeste (SVO), do qual faz parte a ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Ele foi apresentado hoje (13), no Complexo Cultural de Vera Cruz, em Mar Grande, para os Grupos de Acompanhamento Local (GAL).

A palestra foi realizada pelo consórcio formado pelas empresas Demacamp, Instituto Polis e Oficina Engenheiros e Construtores Associados, responsável pelos estudos urbanísticos do projeto. O Programa de Desenvolvimento Urbano da SVO tem três vertentes: planejamento socioeconômico, planos urbanísticos e planos setoriais locais de habitação, saneamento e mobilidade. Os planos urbanísticos englobam o Plano Urbano Intermunicipal da Ilha de Itaparica (PUI), Plano Diretor Urbano (PDDU) e Plano Local Urbanístico (PLUR).

Os trabalhos de elaboração do PUI tiveram início em abril de 2014 e o consórcio mantinha oficinas periódicas nas localidades envolvidas. Uma versão digital do que foi apresentado hoje pelos técnicos foi entregue aos presentes, que têm até o dia 18 de maio para encaminhar sugestões e críticas, as quais serão consideradas e levadas para a audiência pública marcada para o dia 11 de junho, de onde sairá a versão final. Em reunião realizada anteriormente, o PUI foi detalhado para os agentes políticos dos municípios.

“Todo o processo foi participativo”, destaca Graça Torreão, diretora Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que coordena o trabalho. “O PUI é um instrumento que tem a dimensão do olhar do estado e dos municípios da ilha como um todo, de forma a articular e integrar as políticas públicas”, explica Torreão.

O PUI tem o propósito de planejar a ocupação e o desenvolvimento urbano na área diretamente impactada pela ponte Salvador-Ilha de Itaparica. E seu conteúdo servirá de subsídio para uma nova etapa, que é a elaboração dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano (PDDU) dos municípios de Vera Cruz e Itaparica, bem como do PDDU Intermunicipal.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão