COMISSÃO DA FIOL DEBATE SITUAÇÃO DOS TRABALHADORES COM O SINTEPAV-BA

08/04 - 18h15m
Bahia Econômica


A Comissão Especial da Ferrovia de Oeste-Leste e do Porto Sul recebeu, na sessão desta quarta-feira (8/4), o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (SINTEPAV-BA), Irailson Warneaux (Gazo). Também estiveram presentes, o representante da Secretaria do Trabalho Emprego Renda, e Esporte (SETRE), Pedro Marcelino, e da Força Sindical, Vitor Costa.

A sessão, presidida pela deputada Ivana Bastos, debateu as questões relacionadas ao pagamento de direitos trabalhistas aos profissionais que estão na ativa nas obras da ferrovia, as paralisações, além das demissões e os pagamentos de créditos rescisórios.

O presidente do SINTEPAV-BA afirmou que as negociações para o pagamentos dos trabalhadores estão obtendo resultados positivos. Os 1.200 funcionários do lote de Guanambi, que estavam paralisados, desde o dia 9 de março, já receberam a primeira parcela dos salários atrasados e dentro dos próximos 22 dias terão os direitos regularizados. As atividades no lote já foram retomadas.

No entanto, os cortes no orçamento da União para 2015 de R$ 1,9 bilhões para R$ 1 bilhão dificultam o andamento dos trabalhos. Dos 8 mil funcionários previstos para a execução das obras em todos os lotes, hoje apenas 5.168 trabalhadores estão em atividades. O lote II, com canteiro de obras instalado em Jequié, é uma das grandes preocupações no momento. Foram dispensados cerca de 700 dos 848 trabalhadores.

De acordo com Gazo, a Galvão Engenharia, empresa contratante na região de Jequié, informou que ajustes internos e um diálogo com a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias estão sendo realizados para que o repasse de pagamentos ocorra e os trabalhadores voltem às atividades.

Para a deputada Ivana Bastos, “as demissões e as paralisações, bem como o atraso no repasse dos recursos às empresas executoras da obra reforçam ainda mais a necessidade do trabalho da comissão em buscar urgentes soluções junto aos governos Estadual e Federal para plena continuação das atividades”.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão