Zulu Araújo é empossado como novo diretor da Fundação Pedro Calmon

Solenidade aconteceu na sala Walter da Silveira, nos Barris, em Salvador. Zulu disse que fará parcerias e quer novo espaço para Arquivo Público.

Do G1 BA

 

O novo diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, tomou posse nesta segunda-feira (9). A solenidade aconteceu no auditório da sala Walter da Silveira, no bairro dos Barris, em Salvador, e reuniu cerca de 200 pessoas.

Zulu Araújo falou de sua experiência na gestão pública e de parcerias que pretende fazer com universidades estaduais e federais, órgãos públicos e com a Academia de Letras da Bahia.

Outra proposta do novo diretor é ampliar o diálogo com instituições nacionais e da América Latina, para consolidação de uma rede de articulação em torno das áreas de atuação da Fundação – livro, leitura, memória e arquivo público.


Sobre o Arquivo Público do Estado da Bahia, Zulu garantiu empenho junto a parlamentares para a aquisição de um novo espaço para a entidade, que completou 125 anos em janeiro. O Arquivo fica localizado na Baixa de Quintas.

Zulu disse ainda que trabalhará para ampliar o espaço físico do Centro de Memória da Bahia, e para fortalecer o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, através da modernização das bibliotecas com investimentos na aquisição e manutenção das novas tecnologias.

A solenidade de posse contou com a presença de autoridades, políticos, dirigentes, professores, artistas, empresários, estudantes, além de entidades civis e acadêmicas ligadas à Memória e História da Bahia, bibliotecários e membros de Colegiados, como o de Arquivo e Bibliotecas.

Zulu Araújo assumiu a vaga de Fátima Froés, que ocupou o cargo após a morte do professor e historiador Ubiratan Castro. O arquiteto foi presidente da Fundação Cultural Palmares entre os anos 2007 e 2010, ligado ao Ministério da Cultura.

Perfil

Natural de Salvador, Zulu tem 62 anos e atua na militância do movimento negro. É formado em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia. Foi diretor de Cultura e Conselheiro do Grupo Cultural Olodum durante 10 anos.

Também autou como administrador e coordenador cultural da Praça do Reggae, assessor do Grupo Cultural Malê, assessor especial da Secretaria de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado.

Em 1995, atuou como coordenador-geral da celebração dos 300 anos de Zumbi dos Palmares. De 2007 a 2010, presidiu a Fundação Cultural Palmares/MinC, indicado pelo então ministro Gilberto Gil. E entre 2011 e 2012, foi diretor da Casa da Cultura da América Latina, na Universidade de Brasília (UnB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão