Operários da Fiol protestam em Brumado pela manutenção dos empregos

Bahia Notícias
Operários da Fiol protestam em Brumado pela manutenção dos empregos
Foto: Lay Amorim / Brumado Notícias
Operários da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), no município de Brumado, paralisaram as atividades nesta quinta-feira (19) e realizaram uma manifestação para cobrar à presidente Dilma Rousseff (PT) a liberação de recursos para as empresas continuarem as atividades ao longo do trecho da ferrovia. As informações são do site Brumado Notícias. A manifestação foi realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-BA) e também foi feita em prol dos 700 funcionários que foram demitidos no início da semana, no Lote I, em Ipiaú.
Foto: Lay Amorim / Brumado Notícias

De acordo com o vice-presidente do Sintepav, Irailson Warneaux, abrange toda a extensão da ferrovia, desde o município de Ipiaú até Barreiras. O sindicalista informou que mais de quatro mil operários foram dispensados em obras dos estaleiros de Maragojipe e opinou que há o risco de que 5800 sejam demitidos nos próximos meses. Para o sindicalista, o governador Rui Costa está omisso diante da situação, “quando deveria buscar apoio do governo federal”.
Foto: Lay Amorim / Brumado Notícias

O sindicato ainda indica que além da falta de repasse da Valec, há uma redução no valor de R$ 1,1 bilhão destinado às obras da Fiol. “Do nosso ponto de vista, a situação é catastrófica dentro dessa proposta de crescimento da economia com o escoamento de produtos através dos trilhos da Fiol. A Valec apenas diz que está fazendo um esforço para que haja o quanto antes a liberação dos recursos, mas até aqui o esforço não tem tido êxito, o que aumenta o risco de uma demissão em massa em todo o estado”, declarou o sindicalista. Cerca de 1200 trabalhadores se concentraram em frente ao canteiro administrativo da Valec, em Brumado, onde foi realizada a primeira parte da assembleia sindical. Depois, o grupo se concentrou na Praça da Igreja Matriz, onde os trabalhadores votaram a favor das reivindicações apresentadas pelo sindicato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão