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PORTO SUL VAI SER REDIMENSIONADO

Blog do Gusmão


Rui Costa. Foto: Carlos Augusto/Jornal Grande Bahia.
Governador: “A mudança reduz a necessidade de investimento imediato”. Imagem: Carlos Augusto/Jornal Grande Bahia.

Do Valor Internacional

A queda vertiginosa nas cotações internacionais das commodities forçou um redimensionamento do projeto de construção do Porto Sul, um dos maiores terminais privados atualmente planejados para a costa brasileira. A fim de manter o empreendimento em pé após uma queda acumulada de quase 55% no preço do minério de ferro desde o início de 2014, o governo da Bahia e a mineradora Bamin ­ principal interessada na operação concordaram em reduzir de dois para um o número de terminais que serão construídos na praia de Aritaguá, localizada no município de Ilhéus (BA).

Concebido com o objetivo principal de viabilizar a exportação do minério existente no sudoeste baiano, o Porto Sul enfrentou uma verdadeira maratona até obter, em setembro do ano passado, a licença ambiental que autoriza o início das obras. O projeto está encravado em uma região preservada de Mata Atlântica e com forte apelo turístico. Por causa da influência em terras indígenas, sua localização original teve que mudar. Um dos principais opositores do empreendimento é o empresário Guilherme Leal, sócio da Natura e candidato a vice na chapa de Marina Silva na disputa presidencial de 2010.

Não bastasse o questionamento ambiental, o empreendimento também esbarra na letargia da Ferrovia de Integração Oeste­Leste (Fiol), planejada para levar o minério das jazidas até o Porto Sul. A estrada de ferro deveria ter sido inaugurada em 2013, mas ainda está com menos de 60% de execução nas obras.

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