MORRE EM BRASILIA O EX-DEPUTADO PRISCO VIANA

Foto: Revista Veja
Morreu em Brasília as quatro horas da manhã desta quinta feira o ex-deputado Prisco Viana, aos 82 anos de idade. Prisco estava na UTI há uma semana, razão das complicações do Mal de Alzheimer, doença que contribuiu decisivamente para o seu afastamento do convívio político e social.
Luiz Humberto Prisco Viana nasceu no Distrito de Caldeiras, município de Caetité em 4 de junho de 1932. Era jornalista tendo sido Secretário de Comunicação do Governador Luiz Viana Vilho. Eleito deputado federal pela primeira vez em 1970, tendo sido reconduzido à Camara por vários mandatos, incluindo o mandato de deputado constituinte.
Foi Ministro da Habitação no governo Sarney, em 1992 foi candidato a prefeito de Guanambi perdendo a eleição para seu opositor Vá Boa Sorte e em 2002 disputou a eleição para governador da Bahia, sendo derrotado pelo seu conterrâneo Paulo Souto.
Prisco Viana foi um dos nomes mais influentes no Congresso. Condecorado com várias honrarias em vários estados do Brasil, por ser um dos parlamentares a destinar recursos principalmente para obras sociais, de modo especial para hospitais.
Um dos maiores defensores da Bahia e de maneira brilhante e especial a sua região. Quando ministro, Prisco Viana destinou recursos para a construção de casas populares através do extinto Banco Nacional da Habitação (BNH), obras de esgotamento sanitário (Canal da Feira), construção da Escola Agrotécnica Federal, o atual Instituto Federal de Educação.
Prisco foi o maior defensor dos produtores de algodão, intercedendo decisivamente para a alocação de recursos e conseguindo anistia de dívidas da classe. 
Prisco Viana será sepultado em Brasília as cinco horas da tarde desta quinta feia no Cemitério Campo da Esperança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão