PORTO SUL SÓ TERÁ UM TERMINAL E GOVERNO TENTA SALVAR O PROJETO

Bahia Econômica


Conforme adiantou o Bahia Econômica, a situação econômica da Bamin Mineração, pressionada pela queda de preços do minério do ferro no mercado internacional e por problemas econômicos e financeiros de sua controladora  ENRC – Eurasian Natural Resources Corporation, mudou completamente o contexto do Porto Sul.

Projetado anteriormente para ser um porto com dois terminais, sendo que um deles seria especializado na exportação de minério de ferro e seria construído pela Bamin,  o governo do Estado já admite agora que a possibilidade de construir apenas um terminal.

Na verdade, a Bamin Mineração já comunicou informalmente ao governo do Estado que não tem condições financeiras, frente a atual situação do mercado internacional, de construir sozinha o terminal.

Com isso, o governo do Estado ficou com problema na mão e se vê obrigado a entrar com recursos se quiser construir o Porto Sul, que teria apenas um terminal para várias cargas, inclusive minério de ferro, cuja previsão de produção pela Bamin é muito menor que a inicial.

Muitos técnicos admitem que nas atuais condições a viabilidade econômica financeira do Porto Sul não se sustenta e, conforme anunciou o jornal  Correio, o governo do Estado pretende contratar o banco de investimentos BTG Pactual para avaliar não só a viabilidade econômico financeiro do projeto no quadro atual, mas, principalmente, para tentar montar um engenharia financeira capaz de atrair investidores interessados em fazer uma parceria com o governo do Estado e a Bahia Mineração para a construção do terminal.

Fontes junto a Bamin Mineração afirmam que a empresa já comunicou ao governo a impossibilidade de finaciar sozinha o terminal do Porto Sul, ams, embora contactada várias vezes pelo Bahia Econômica, a empresa diz que não vai se manifestar sobre o assunto.

Já no governo do Estado a ordem é fazer de tudo para salvar pelo menos uma parte do projeto, que passou a ser um dos símbolos do governo.

Veja também: Preço do ferro pode inviabilizar produção na Bahia e comprometer o Porto Sul
 
                      Sinal Amarelo para a economia baiana - Por Armando Avena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão