Guanambi: Moradores do bairro Novo Horizonte denunciam poluição causada por cerâmicas

 
Fotos - Carol Holthouser.

 
Ontem (18), às 17 horas, na Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Novo Horizonte, aconteceu mais uma assembleia geral dos moradores com o objetivo de organizar a luta pela relocação das cerâmicas que ficam localizadas no bairro.

Revoltados com a poluição e, principalmente, com a fumaça causada pelas duas indústrias que fabricam tijolos (Cerâmicas), que ficam localizadas na Rua Padre Manoel da Nóbrega - Cerâmica Caetité e na Avenida Presidente Dutra - Usina Ouro Branco , vários moradores reclamam da fumaça que provoca incômodos prejudiciais à saúde (bronquite, asma, falta de ar, degradação do meio ambiente, contaminação, etc.).

Segundo os moradores e a diretoria da associação, o problema já existe muitos anos, prejudicando uma população de mais de 2.360 habitantes. O bairro tem mais de 760 residências. O problema é sério e muitos moradores já teriam até se mudado da localidade, devido à quantidade enorme de fumaça que toma conta do bairro, quando as chaminés são acionadas.

“ Já fizemos de tudo para solucionar o problema. Comunicamos a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores e o Ministério Público, através de abaixo-assinado e nada foi feito! Não temos mais onde recorrer. Vamos fazer mobilizações no bairro e encaminhar a situação para o Conselho da Cidade", declara uma diretora da associação.

Muito revoltada com a situação, a diretoria da associação afirma que várias iniciativas foram tomadas visando dialogar com os proprietários das cerâmicas. "A fumaça está causando problemas respiratórios nas crianças e irritação nos olhos dos moradores, que têm apresentado problemas respiratórios em virtude da inalação da fumaça, que é muito forte e prejudicial à saúde”, relata revoltada uma moradora antiga do bairro Novo Horizonte.

Outros moradores do bairro, que não quiseram se identificar, ratificaram a versão dos vizinhos e disseram que esperam das autoridades uma solução imediata para o problema. “Esperamos que agora as autoridades saibam de nossa situação e nos ajudem a resolver esta questão. Não queremos atrapalhar o trabalho das cerâmicas, só queremos ter garantido nosso direito de respirar um ar limpo e puro”, disseram.

Caso a Prefeitura Municipal não tome uma atitude, os moradores prometem muita mobilização para chamar atenção das autoridades. Também vamos procurar mais uma vez as autoridades competentes e até o Ministério Público para que a relocação das cerâmicas aconteça o mais rápido possível. Existe no município uma área especifica para abrigar as cerâmicas, que fica localizada na saída  para a cidade de Candiba.

Legislação -  Hoje (19), a diretoria da associação convidou José Carlos Latinha para debater o tema, tendo em vista a sua participação ativa no processo de elaboração do Plano Diretor Participativo de Guanambi, que prevê diversos artigos sobre impacto de empreendimentos que prejudicam as condições de moradia e a qualidade de vida da população. A reivindicação dos moradores está amparada legalmente na Lei Orgânica, no Código de Polícia Administrativa, no Código do Meio Ambiente e  na Lei Nº 223/2007 - Plano Diretor do município de Guanambi. Portanto, os moradores exigem a aplicação da Lei e a garantir dos seus direitos. O Artigo 24 do Código de Polícia Administrativa diz: " É proibida a instalação, no perímetro urbano, de indústrias que, por qualquer motivo, prejudiquem a saúde pública".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão