GOVERNO DO ESTADO GARANTE QUE BAMIN VAI FAZER O PORTO SUL

Bahia Econômica
07/01 - 07:40hs - JOÃO PAULO LIMA
 
 
 

Em contato com o portal Bahia econômica, o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, comentou matéria referente à queda do preço do minério de ferro e a possibilidade da Bamin Mineração não ter condições finaceiras de construir  o Porto Sul, bem como os efeitos disso sobre a Ferrovia Oeste Leste.

Dauster afirmou  que os preços do minério de ferro oscilam historicamente e não se fixam nos seus valores mais baixos.  Segundo ele, a médio e longo prazo, a tendência é o retorno a preços que rentabilizam o minérios de ferro com custos de extração superiores aos da Bamin.

"Nesse sentindo, a Bamin mantém o interesse de instalação de seu terminal junto ao Porto Sul para exploração da mina de Caetité. O Estado não trabalha com a hipótese de inviabilização do terminal portuário da Bamin. Tanto a empresa quanto o governo estadual têm cumprido todos os seus compromissos e estudos para dar viabilidade ao Porto Sul”, disse o Secretário.
 
Em relação as dificuldades que a empresa teria para construir o porto e a possibilidade de utilização do Porto de Aratu, o secretário explica que Aratu não conseguiria atender as necessidades da empresa para exportação.

Segundo ele, a logística para exportar pelo Porto de Aratu não atende os grandes volumes, necessários para suprir a demanda da Bamin. Trazer o ferro pela Ferrovia Centro Atlântica para o Porto de Aratu seria demasiadamente oneroso, necessitando de um incremento de investimento altíssimo, que se refletiria nos custos operacionais, afirma Dauster.

"Por outro lado, o investimento previsto para a implantação do Porto Sul é uma parcela pequena no conjunto de operação da Bamin”, disse o secretário. A Bamin informa, no entanto, que a construção do Porto Sul cusatrá US$ 1,1 bilhão, quase o mesmo custo da implantação da empresa da ordem de US$ 1,5 bilhão.
 
Por fim, o secretário da Casa Civil reiterou que o Porto Sul vai ser o local de escoamento dos minério do Oeste da Bahia.

“A produção de ferro da Bamin e de outras mineradoras será feita pelo Porto Sul. Outros vetores de escoamento dos granéis agrícolas agregam movimentação no terminal do Porto Sul, bem como de outras cargas em geral”, garantiu o secretário.

Veja Também:  Preço do ferro pode inviabilizar produção na Bahia e comprometer o Porto Sul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão