GOVERNO DA BAHIA IMPLANTA PROGRAMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPO INTEGRAL


Bahia Econômica


 
A Educação Profissional em Tempo Integral é uma das novidades da rede estadual de ensino do ano letivo de 2015. Esta forma de ensino vai ser oferecida em cinco Centros Territoriais de Educação Profissional (Ceteps) localizados em Ipirá, Jaguaquara, Guanambi, Simões Filho e Salvador. Com isso, os cursos técnicos de nível médio terão o tempo de formação reduzido de quatro para três anos, mantendo a mesma carga horária de quatro mil horas/aula e a qualidade pedagógica. 
 
Este ano, o ensino em tempo integral deverá abranger dez turmas, beneficiando 350 estudantes. A expectativa, segundo o superintendente de desenvolvimento da Educação Profissional, Almerico Lima, é que a modalidade chegue a todos os 27 territórios de identidade da Bahia em 2016. Ele destaca que, além de ampliar a permanência do aluno na escola, a educação em tempo integral tem outras vantagens. 
 
“Diminuiremos a evasão e o abandono, manteremos a qualidade, enriquecendo o currículo, e poderemos atender mais estudantes na rede porque o ciclo será mais rápido”, afirmou o superintendente. De acordo com ele, para isso, haverá mais recursos para garantir alimentação em refeitório apropriado, transporte, funcionamento de sala de convivência e biblioteca. 
 
A primeira experiência de ensino integral vem sendo aplicada, desde 2013, no Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce (Ceep), no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Esta iniciativa faz parte do processo de ampliação da oferta de educação profissional técnica de nível médio para adolescentes e jovens, com foco no currículo integrado e do processo de ampliação da educação integral no estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão