EDUCAÇÃO | - Guanambi perde a Direc-30, sede regional da educação agora será em Caetité

iGuanambi
01/01/2015 | Por:João Roberto R. P. Teixeira - Redação IGuanambi    
Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, no último dia 30/12, o Decreto nº 15.806, que versa sobre a nova organização territorial dos Núcleos Regionais de Educação, tendo um novo organograma administrativo.  Guanambi era a sede regional de educação, Direc-30, que atendia os municípios de Iuiu, Palmas de Monte Alto, Pindai, Malhada, Sebastiao Laranjeiras, Carinhanha, Guanambi, Candiba, Urandi, Matina, Feira da Mata, tinha como diretora, a professora Claudiana Lima Teixeira. No novo decreto, os cargos de Diretor dos Núcleos Regionais de Educação serão providos, exclusivamente, por servidores públicos efetivos, não podendo, como usualmente era feito em várias diretorias regionais, ser ocupados por pessoas leigas à educação, como simpatizantes de partidos políticos da base governista.

Antes, ao todo existiam 33 Direcs por toda a Bahia, sendo duas em Salvador, a Direc1A para a capital e a Direc1B para a capital e região metropolitana. Com esta nova medida, terá a redução no número de 06 diretorias regionais.

Agora, os Núcleos Regionais de Educação - NRE tem a sua regionalização definida de acordo com os Territórios de Identidade do Governo do Estado, sendo assim, a cidade de Caetité, que é a Sede do Território de Identidade do Sertão Produtivo e antiga sede da Direc-24 será a nova sede administrativa e regional da educação, a NRE 13, cuja composição, pulou de 10 cidades no antigo modelo de gestão, para, agora o número de 19 municípios, ficando assim definido: Guanambi, Brumado, Caetité, Caculé, Candiba, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Ibiassucê, Ituaçu, Iuiu, Lagoa Real, Livramento de N. Senhora, Malhada de Pedras, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu e Urandi.

A medida, é parte de um modelo de austeridade prometido pela gestão do governador eleito Rui Costa, que fez um compromisso de acabar com mais de 2 mil cargos comissionados no seu governo, para  dinamizar a administração e dar maiores fontes para investimento.

Veja como ficou a nova distribuição do novo organograma regional e administrativo da educação na Bahia: 

I - NRE 01: Irecê;
II - NRE 02: Bom Jesus da Lapa;
III - NRE 03: Seabra;
IV - NRE 04: Serrinha;
V - NRE 05: Itabuna;
VI - NRE 06: Valença;
VII - NRE 07: Teixeira de Freitas;
VIII - NRE 08: Itapetinga;
IX - NRE 09: Amargosa;
X - NRE 10: Juazeiro;
XI - NRE 11: Barreiras;
XII - NRE 12: Macaúbas;
XIII - NRE 13: Caetité;
XIV - NRE 14: Itaberaba;
XV - NRE 15: Ipirá;
XVI - NRE 16: Jacobina;
XVII - NRE 17: Ribeira do Pombal;
XVIII - NRE 18: Alagoinhas;
XIX - NRE 19: Feira de Santana;
XX - NRE 20: Vitória da Conquista;
XXI - NRE 21: Santo Antônio de Jesus;
XXII - NRE 22: Jequié;
XXIII - NRE 23: Santa Maria da Vitória;
XXIV - NRE 24: Paulo Afonso;
XXV - NRE 25: Senhor do Bonfim;
XXVI - NRE 26: Salvador;
XXVII - NRE 27: Eunápolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão