GUANAMBI - Barragens de Ceraíma e Poço do Magro aumentam de volume devido chuvas constantes

Por:João Roberto Teixeira - Redação IGuanambi   
As fortes e constantes chuvas que vem caindo em Guanambi e região nos últimos dias vem colaborando para do aumento do nível das duas principais barragens da cidade.  A redação do Portal IGuanambi esteve nos dois barramentos neste domingo 21/12 e presenciou a diferença do cenário, com paisagem verdejante e grande quantidade de água armazenada nas duas barragens.

A Barragem de Ceraíma, a de maior  de toda a região, com capacidade máxima para acúmulo de 58 milhões m3, está, segundo fontes oficiais,  com mais de 35 milhões de m3. A barragem, que entrou em colapso de armazenamento nos últimos dois anos, devido a uma das maiores secas das últimas 5 décadas, deixou de abastecer a cidade de Guanambi para o consumo humano e será priorizada para a irrigação.  Nos últimos dias, Ceraíma já atingiu o aumento de mais de 4 metros de sua capacidade, sendo este, o maior nível para o período desde 1992, ano as suas águas verteram pelo sangradouro lateral.

A Barragem do Poço do Magro, concluída no ano de 2004 pela Codevasf, falta pouco mais de 1 metro para também sangrar, e continuando este período chuvoso, na próxima semana, a mesma deverá atingir esta marca histórica. Por toda a zona rural, de Guanambi e toda região, a paisagem mudou bruscamente, as fortes e intensas chuvas colaboraram para encher aguadas, pequenas barragens e tanques domésticos. Nem tudo é alegria, as chuvas intensas  vem trazendo diversos transtornos para as cidades da região, há registros de alagamentos em alguns bairros de Guanambi, Brumado, Bom Jesus da Lapa e outras cidades de diversas regiões da Bahia.
A previsão de todos os portais climáticos da internet é de muita chuva para Guanambi e região até a véspera do dia 25/12.
Fotos: Breno Alves  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão