Baianos querem lugar de destaque no Congresso Nacional a partir de 2015

Tribuna da Bahia

por
Victor Pinto
Publicada em 11/12/2014 00:02:00


Os parlamentares baianos estão se articulando cada vez mais para ganhar lugar de destaque no Congresso Nacional. Eles, que conseguiram se eleger ou reeleger à Câmara Federal, estão dispostos a assumir a liderança de seus partidos no centro das decisões da política nacional e assim ter os holofotes a seu favor e participarem das negociações diretas.
Um dos que conseguiu galgar um espaço importante foi Arthur Maia. O baiano passa a ser o líder do Solidariedade na Câmara. Ele ficará no lugar de Fernando Francischini (SD/PR), após o político paranaense tirar licença para fazer parte da equipe de secretariado do governador Beto Richa (PSDB), tucano que, inclusive, tirou Mauro Ricardo na equipe de trabalho do prefeito ACM Neto (DEM), em Salvador. Francischini será o próximo secretário de Segurança Pública.
Com a ascensão, Arthur Maia ganha papel de destaque na agremiação. Vai passar a comandar a bancada, poderá acompanhar e orientar discussões das propostas e votações da Casa legislativa.
“Vou continuar trabalhando para que o Solidariedade atue na Câmara em defesa dos interesses do Brasil e permaneça firme na missão de cobrar do Governo Federal mais transparência e eficiência com a coisa pública. Assumo com honradez a cadeira que foi do nobre colega Francischini desde a criação do partido, e me comprometo a trabalhar de maneira digna e competente cobrando do Estado mais responsabilidade e mais empenho para ajudar o Brasil a crescer e a prosperar”, afirmou o novo líder. 
Maia pode também presidir uma nova frente partidária. Em reunião realizada ontem, o PSB, SD, PPS e PV decidiram formar uma Federação Partidária na Câmara, que atuará na forma de um bloco parlamentar, inclusive com participação na Mesa Diretora e nas comissões da Casa.
A federação partidária funcionará também a nível político fora do Parlamento, como uma agremiação de partidos independente, que buscará participar em todos os Estados e Municípios de maneira conjunta das eleições de 2016. A oficialização deste ‘blocão’ será na próxima semana. 
Quem também deverá buscar o consenso pela manutenção é o deputado Antônio Imbassahy (PSDB). O baiano tem recebido bastante elogios nos bastidores pelo desenvolvimento de sua atuação no Congresso e tem agradado, principalmente, o senador Aécio Neves (PSDB), hoje, principal cacique opositor ao governo. Outro que tem chances de seguir na liderança do seu partido é o deputado federal Félix Mendonça Júnior, do PDT.
Diferente de Maia que já conseguiu se viabilizar, outros dois parlamentares se articulam. São eles: Afonso Florence (PT) e José Carlos Aleluia (DEM). O democrata está de olho na vaga do deputado Ronaldo Caiado (DEM/GO) na liderança da oposição.
Segundo a coluna Poder Online, a disputa no PT está mais quente. Florence está na corrida com Sibá Machado. De acordo com o site, para contemplar as diferentes correntes internas, o partido deve fechar um acordo de rotatividade para os próximos mandatos. Sibá faz parte da tendência petista majoritária Construindo um Novo Brasil, enquanto Florence atua na Democracia Socialista.
O nome de Florence surgiu após uma reunião com o ministro Aloizio Mercadante, que defendeu um nome de peso, pois a presidente Dilma Rousseff (PT) deverá sofrer duros ataques na próxima legislatura. O baiano, inclusive, já foi ministro do Desenvolvimento Agrário nos primeiros anos de mandato da petista. 
Ventos de mudança também sopram a favor do PRB, braço político da IURD – Igreja Universal do Reino de Deus. A vereadora de Salvador e deputada federal eleita, Tia Eron, vai assumir o comando do partido na Bahia, no lugar do atual dirigente Bispo Márcio Marinho, que vai assumir a liderança do partido no Congresso Nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão