BAHIA TERÁ MAIS 30 NOVOS PROJETOS DE ENERGIA SOLAR E EÓLICA EM 2015


BAHIA ECONÔMICA

 
A Bahia concentra a maior parte dos parques de energia eólica e solar a serem instalados no país, a partir de 2015 - com previsão de entrada em operação em 2017. Com investimentos de R$ 3,4 bilhões, o estado foi o principal destaque dos empreendimentos das empresas que participaram do leilão de energia de reserva, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Dos 62 projetos vencedores, 30 serão instalados em solo baiano (14 solares e 16 eólicos).
 
Vale destacar que a Bahia foi destaque nas duas fontes, respondendo por 49% da geração de energia dos projetos de eólica (373,5 MW ) e 45% de energia solar (399,6 MW). "A expectativa era grande para a energia solar, pois se tratava do primeiro certame que contratou um produto exclusivo da fonte", afirmou o engenheiro eletricista Rafael Valverde, superintendente de Indústria e Mineração da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), que comemorou "o volume surpreendentemente alto".
 
De acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, o leilão destacou-se pela acirrada disputa pelos empreendimentos fotovoltaicos, que foram ofertados separadamente de outras fontes. "Foi o certame mais disputado da história dos leilões de energia no Brasil", disse. Três empresas venceram os projetos a serem instalados na Bahia, somando investimentos de R$ 2 bilhões. A Enel, que foi a maior vencedora individual do leilão, deve instalar o projeto no município de Tabocas do Brejo Velho, no oeste baiano. Já as empresas Renova Energia e Rio Energy vão instalar os parques em Caetité, na Chapada Diamantina.
 
Entre os novos projetos eólicos, o município volta a sediar novo empreendimento da Renova. As demais empresas vencedoras no setor eólico foram a CEA e o Consórcio Enel-Sowitec, que vão instalar parques em Campo Formoso (Enel-Sowitec), Gentio do Ouro e Xique-Xique (CEA), no semi-árido. "O que se traduz em nova oportunidade econômica para a região", frisa Rafael Valverde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão