PSB baiano indica que vai apoiar o PT

Tribuna da Bahia




por
Hieros Vasconcelos Rego
Publicada em 10/10/2014 02:09:11


Ao contrário da Executiva Nacional do PSB, que anunciou na última quarta-feira o apoio ao candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), o diretório estadual na Bahia, em reunião ontem à noite,  sinalizou apoiar a petista Dilma Rousseff, confirmando a tendência já apontada pelos bastidores políticos. Mas será necessário mais uma rodada de reuniões com membros e deputados pessebistas.
Conforme lideranças socialistas, a expectativa é que o diretório estadual siga a mesma posição da senadora Lídice da Mata, que disputou o Palácio de Ondina pelo partido, ficando em terceiro lugar no número de votos. Ela já havia declarado em seu Facebook que não apoiaria o tucano.
“Quero deixar clara a minha posição de que não apoiarei a candidatura de Aécio Neves à Presidência da República. Nacionalmente, o meu partido decidiu por esse apoio, mas, também, ficou deliberado que seriam respeitadas as especificidades de cada estado”, postou a senadora. Ainda ontem, também antes da reunião do PSB baiano, que começou por volta de 20 horas e terminou às 22 horas, o vereador Silvio Humberto enviou uma carta aberta onde justificava seu voto a Dilma.
Em um dos trechos, o vereador afirma: “Temos mais convergências  do que divergências e em nome de uma história de lutas em defesa das causas populares e da inclusão sócio-racial que declaramos nosso apoio à presidente Dilma e a  nossa disposição para ir às ruas disputar os votos dos indecisos, os votos brancos e nulos para consolidar as conquistas e avançar em prol de um Brasil mais justo, com melhores serviços públicos, com saúde e educação de qualidade e com igualdade racial e de gênero”.
Para o ex-secretário estadual de turismo e candidato derrotado a deputado federal, Domingos Leonelli, a tendência do partido, tão logo acabaram as eleições do primeiro turno, era de apoiar Dilma Rousseff devido ao histórico da legenda na Bahia, de oposição aos partidos de direita como PSDB, e também por questões ideológicas. “A minha posição vai ser a posição do executivo estadual do partido, há  tendência de apoiar Dilma”, declarou.
O PSB, aliado histórico do PT, rompeu com o governo Dilma em 2013 para lançar a candidatura do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. Desde que foi confirmado o segundo turno para a Presidência, na madrugada de 06 de outubro, a legenda tem se mostrado dividida em vários estados.
Na reunião ocorrida em Brasília, a Executiva Nacional afirmou ainda que apenas dois  diretórios estaduais não precisariam seguir o apoio da cúpula ao presidenciável tucano: a Paraíba, cujo candidato ao governo Ricardo Coutinho enfrentará o tucano Cássio Cunha Lima nesse segundo turno, e o Amapá, cujo postulante ao governo do estado, Camilo Capiberibe  (PSB), tem o PT em sua coligação. Apesar disso, não só a Bahia, mas o Acre também deve caminhar ao lado de Dilma. O presidente do PSB/AC, Gabriel Gelpke, viaja hoje para Brasília para declarar oficialmente a decisão do partido. Em Sergipe, os pessebistas também demonstram tendência de apoio ao PT.
Na Bahia, alguns membros socialistas seguiram a tendência nacional. O candidato a vice-governador pelo PSB, Eduardo Vasconcelos, ex-prefeito de Brumado, é um deles. O ex-prefeito diz ser impossível apoiar os petistas principalmente porque, no seu município, o conflito é grande.
“Aqui em Brumado a nossa convivência com o grupo que assumiu o PT é tão conflituosa quanto é o grupo de Lídice e o DEM em Salvador.  Não temos condição de estar no mesmo palanque que ele. Além do mais, entendemos que essa mudança do governo federal é necessária”, afirmou o socialista, que não esteve na reunião. “Se eu não puder apoiar Aécio, também não posso apoiar o PT”, acrescentou.
Derrotada na disputa pelo Senado, ficando em terceiro lugar e com mais votos do que Lídice da Mata, a ex-ministra Eliana Calmon se declarou a favor de Aécio Neves e disse respeitar a posição do PSB baiano e de sua companheira Lídice da Mata.
“Vou assumir a posição da Rede Sustentabilidade e do PSB nacional. Não a Dilma, não ao PT, por uma questão de coerência. Se Marina Silva e Eduardo Campos saíram do PT para criar um novo caminho, não há porque apoiar voltar pro lugar de onde eles saíram”, disse.
Para o secretário geral do PSB baiano, Rodrigo Hita, essa divisão de membros do partido é natural. “Considero natural Eduardo Vasconcelos apoiar Aécio.  Quando você tem uma disputa muito intensa na cidade, fala mais alto do que a política estadual. Na cidade, ele não conseguiria justifcicar aos seus eleitores um apoio a Dilma. É da política natural de prefeitos em cidades pequenas. Considero natural também a posição individual de cada político”, afirmou.
Antônio Olivo, presidente do PSL na Bahia, que integrou a coligação do PSB na disputa pelo governo baiano, garante também apoio à presidente Dilma Rousseff. “Mas nós nunca deixamos de apoiar o governador Jaques Wagner e o PT. Afirmo sem medo de errar, e sem medo de dizer que somos da base de Wagner. É uma postura ideológica”, destacou.
Reeleita deputada federal por São Paulo, Luíza Erundina disse que o apoio do seu partido a Aécio Neves é incoerente e mostrou-se decepcionada com a decisão. À Revista Carta Capital, ela afirmou que: “Desde o início do processo eleitoral, tanto Eduardo Campos quanto Marina Silva defenderam ser preciso superar a velha polarização entre PT e PSDB. É incoerente, depois de tudo que se passou, reforçar um desses polos agora”.
Erundina, que defendeu a neutralidade do partido, acrescentou ainda que: “É ainda mais vexatório declarar voto para uma candidatura notadamente conservadora, que defende posições tão contrárias ao que defendemos, como a redução da maioridade penal”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão