Guanambi: Confirmado, Joel do Suruá assumirá o mandato de vereador


30/10/2014 | Por:José Roberto Teixeira.   

O Suplente de Vereador Joel Alves de Brito, que concorreu as eleições municipais de 2012 com o nome de Joel do Suruá, já está devidamente habilitado para ocupar a sua cadeira na Câmara Municipal de Guanambi. Nessa terça feira dia 28 de outubro de 2014, O Bel. Dr. Almir Édson Lélis de Lima, Juiz Eleitoral da 64ª Zona Eleitoral de Guanambi/Candiba, procedeu a diplomação de Joel como suplente de vereador pelo PC do B, levando-se em conta a proclamação dos resultados das eleições de 7 de outubro 2012, que concorreu pela Coligação “Câmara de Todos Nós” composta pelos partidos PSB, PSD e PC do B, quando obteve 389 votos de um total de 44.096, conquistando assim o direito de suplente imediato do vereador José Carlos Lélis Costa ( Latinha), que mudou de partido para concorrer a uma vaga na Câmara Federal por outra agremiação e a Justiça Eleitoral determinou a perda do seu mandato autorizando a Câmara Municipal a empossar o seu suplente. A legislação eleitoral é clara nesse aspecto:

“No que se refere às coligações partidárias, o TSE editou a Resolução n. 22.580, a qual dispõe que o mandato pertence ao partido e, em tese, estará sujeito à sua perda o parlamentar que mudar de agremiação partidária, ainda que tenha a legenda sido integrante da mesma coligação pela qual foi eleito. Esses entendimentos também levam à conclusão de que ao renunciar ao partido político, renuncia-se também ao mandato que pertence ao partido, mesmo que tal partido a tenha conquistado num regime eleitoral de coligação partidária. Ocorrida a vacância, o direito de preenchimento da vaga é do partido político detentor do mandato, e não da coligação partidária, pois que, com o fim das eleições, a coligação deixa de existir como pessoa jurídica.”

Joel está pronto e se mostrou ansioso para ocupar logo o seu lugar na Câmara e começar a atuar como representante dos interesses da coletividade. A posse e a sessão de estréia de Joel ainda não foram marcadas, mas agora só depende do presidente da Câmara.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão