Engenheiro Vasco Azevedo Neto,o Bandeirante do Seculo XX

NOTÍCIAS
Sem título22MAI

Sindicato dos Engenheiros - Bahia


O Engenheiro Civil Vasco Azevedo Neto, foi um homem de visão de futuro. Na década de 1950 imaginou e  propôs a ligação Atlantico – Pacifico por via ferroviaria.
Não se pode negar a relação estreita entre o traçado da FIOL (mapa acima) e o projeto denominado “Ferrovia Transulamericana”, de autoria do saudoso e ilustre engenheiro e professor, Vasco Azevedo Neto, tendo por base a “Teoria das Linhas de Menor Resistência”, tese apresentada por ele para obtenção da Cátedra de Estradas de Ferro e de Rodagem na Escola Politécnica da UFBA.
Evidentemente, a FIOL representa apenas parte do projeto da “Ferrovia Transulamericana”, que previa a mais importante ligação ferroviária no sentido Leste-Oeste do continente da América do Sul, com origem no Complexo Portuário da Bahia, mais especificamente na região de Ilhéus e Campinho (baía de Camamu-Maraú), finalizando no Puerto Bayovar, no Peru.
No trabalho “Transporte na América do Sul”, Editora Helvécia/2004, a análise da figura 11 (Mapa do Conjunto Hidro ferroviário Central), página 104, permite a constatação de que o traçado da FIOL coincide com o traçado da Transulamericana no seu trecho inicial, correspondente aos estados da Bahia e Tocantins.
No período compreendido entre 1970 e 1986, quando exercia seu mandato de deputado federal, lutou pela ferrovia que hoje começa a concretizar-se baseada nos estudos e projetos que deixou
Ressalte-se que o governador Jacques Wagner, acompanhado dos senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro, em 25.02.2010, no último aniversário que o engenheiro passou vivo, esteve em sua casa para dizer-lhe que a FIOL teria o seu nome pois ninguém era mais merecedor da homenagem que ele. Dessa proposta de homenagem resultou o Projeto de Lei 2223/2011 subscrito pelos três senadores da Bahia e os três representantes do Tocantins. Já aprovado no Senado, encontra-se na Câmara Federal.
Por fim, a engenharia baiana representada pelo Sindicato dos Engenheiros da Bahia, pela Escola Politécnica da UFBA e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, vêm enfatizar o pioneirismo e o papel do destacado cidadão e homem público Vasco Azevedo Neto que pautou sua vida nos princípios de honestidade, seriedade nos estudos e trabalhos realizados e comprometimento com o progresso e integração dos povos da Bahia, do Brasil e da América do Sul.
Engenheiro Civil Ubiratan Félix
Presidente do SENGE-BA
Engenheiro Civil Luís Edmundo Prado Campos
Diretor da Escola Politécnica da UFBA
Engenheiro Mecânico Marco Antônio Amigo
Presidente do CREA – BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão