Pela terceira vez, Marina Silva volta à Bahia para fortalecer campanha

Tribuna da Bahia

por
Hieros vasconcelos rego
Publicada em 20/09/2014 07:34:53


Neste sábado, a candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, desembarca em Salvador para uma agenda apertada. Conforme divulgado pelo partido, ela realiza comício no bairro de Cajazeiras X, no Campo da Pronaica, às 20 horas.  No entanto, antes, a previsão é que ela se reúna com liderança do Movimento Negro no Hotel Novotel Salvador Hangar, no Aeroporto de Salvador, por volta de 18h30. 
Esta é a terceira visita que a ex-ministra faz à Bahia desde que assumiu oficialmente a candidatura, após a morte do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Em segundo lugar nas intenções de voto no Estado, com cerca de 27%, conforme últimas pesquisas, Marina Silva pretende crescer na Bahia falando ao grande público e garantindo a continuidade de programas do atual governo que beneficiam a população baiana. 
Ela estará ao lado das companheiras de partido, a candidata ao governo da Bahia, Lídice da Mata, e da postulante ao Senado, Eliana Calmon. O bairro de Cajazeiras, onde a socialista Lídice já realizou comício, está localizado na primeira maior zona eleitoral de Salvador, com 144.382 eleitores, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA). 
Segundo o militante do Movimento Negro e  coordenador da campanha do PSB em Salvador, Zulu Araújo, o encontro com lideranças do Movimento na Bahia vai ter representantes de todo o País, entre elas o babalorixá Jorge Arruda,  do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade; Creusa Oliveira, presidente da Federação Internacional das Empregadas Domésticas, além do vereador de Salvador, Silvio Humberto; Silvio Bembem, do Maranhão; Cristina Almeida, deputada estadual pelo Amapá; Luiz Alves Ferreira, do Maranhão, dentre outros. 
Na ocasião, Marina vai assinar uma carta de compromisso com 15 pontos que defendem a liberdade religiosa, as questões quilombolas, saúde da população negra, as transversalidades das ações de promoção da igualdade racial e Fundo Nacional de Combate ao Racismo. 
“Marina tem a possibilidade de ser a primeira presidente negra do Brasil. Nossa expectativa é que ela afirme que irá fazer tudo o que fez ao longo de sua vida, que foi lutar contra a discriminação e as desigualdades sociais. No documento que vamos entregar um dos pontos é o compromisso dela de continuar no combate a toda e qualquer intolerância religiosa no País. Vamos ter representações de vários estados do Brasil. Nosso evento tem caráter nacional e está sendo realizado na Bahia pela simbologia que representa do ponto de vista da questão negra, racial”, afirmou Zulu.  
De acordo com membros do PSB, a expectativa é que Marina no comício tenha uma postura mais contundente em resposta aos ataques que sua candidatura tem sofrido pelos adversários políticos. Em Salvador, ela pretende mostrar que não vai deixar a exploração do pré-sal em segundo plano, tampouco acabar com o Bolsa Família ou flexibilizar as leis trabalhistas. E vai reforçar seu compromisso e da candidata Lídice da Mata, em terceiro lugar nas pesquisas na Bahia, com o investimento pesado em educação, uma das principais bandeiras defendidas na campanha do partido. 
“A virulência dos ataques feitos a Marina Silva pelo PT está surpreendendo a opinião pública. Dizer que ela vai acabar o Bolsa Família, por exemplo, é passar dos limites do bom senso. A vida de Marina não dá a ninguém o direito de acusá-la de tentar fazer isso. É uma coisa vil, torpe, que não se imaginava que alguém pudesse fazer.
Nunca vi ninguém sofrer algo assim desde que voltamos à democracia. O único que sofreu algo parecido foi Lula, quando disputou as eleições contra Fernando Henrique Cardoso. Ninguém imaginava que o partido de Lula pudesse usar os mesmos métodos para atacar alguém que tem sua mesma origem, pois ambos foram fundadores do PT”, afirmou a candidata Lídice da Mata, na manhã de ontem, em debate à Rádio Sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão