Ibapa concede licença para o Porto Sul

Tribuna da Bahia



Publicada em 23/09/2014 04:56:00


O governo do estado conseguiu avanços para a continuação do processo de instalação do Porto Sul. Com a Licença de Instalação (LI), a gestão agora dá início ao processo de construção do Porto Sul, empreendimento cujo investimento ao longo prazo é previsto em R$ 5,6 bilhões, localizado no município de Ilhéus, cidade distante 446 km de Salvador. A LI foi publicada pelo Ibama ontem e foi comemorada por diversos setores do governo.
Em associação à Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), o Porto Sul formará um moderno complexo logístico. A previsão é que a construção completa dure até cinco anos, iniciando, em primeira fase, com o processo de desapropriação, reassentamento e instalação de canteiros em terra.
O coordenador executivo de Infraestrutura e Logística da Casa Civil estadual, Eracy Lafuente, explica que “a partir de agora ocorrerão os trabalhos de execução ambiental, fruto dos 38 programas básicos entregues ao Ibama”. “São etapas importantes de resgate de fauna e flora, antes da supressão de vegetação, que reforçam o rigor técnico para dar viabilidade ambiental, além de condução transparente do projeto do Porto Sul”, disse. Eraci ainda informou que as ações dos programas básicos terão um investimento de R$ 326 milhões.
O governador Jaques Wagner (PT) diz ver com naturalidade o anúncio da Licença de Implantação do Porto Sul. “Uma obra de tal magnitude enseja grandes análises e discussões que não podem ser concluídas do dia para a noite. O Porto Sul, juntamente com a ferrovia Oeste-Leste, é a materialização do pensamento estratégico que prepara a Bahia para as próximas décadas, e será construído sob as mais modernas diretrizes de sustentabilidade social e ambiental”, afirmou Wagner.
No programa também estão incluídos a melhoria na infraestrutura das comunidades no entorno, reorientação das atividades do turismo na região e capacitação de mão de obra, que será absorvida pelo empreendimento.  Na sua construção, o Porto Sul vai gerar 2 mil empregos diretos. 
O complexo do Porto Sul terá uma área 1.865 hectares, em Aritaguá, distante a 15 quilômetros de distância do atual Porto de Ilhéus. Segundo informações do governo do estado, a área será formada pelo Terminal de Utilização Privada (TUP) da Bahia e pelo TUP da Bahia Mineração (Bamin). A estimativa é operar 100 milhões de toneladas anuais até o 25º ano de funcionamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão