LÍDICE DA MATA DEFENDE NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO

Bahia econômica


 
Premiar os alunos da rede estadual de ensino que obtiverem melhores notas com bolsas de intercâmbio no exterior para estudar uma segunda língua. Esta é uma das experiências realizadas no governo de Eduardo Campos em Pernambuco que a candidata Lídice da Mata, da coligação Um Novo Caminho para a Bahia (PSB-Rede, PSL e PPL), quer trazer para os estudantes dos colégios públicos da rede estadual baiana.
 
 
“Tão importante quanto a educar na idade certa e construir escolas de tempo integral é mudar o modelo de educação. Temos que ter projetos que estimulem o estudante na sala de aula. Vamos pegar exemplos bem sucedidos pelo país, como o de Pernambuco, onde os três mil estudantes que tiveram as melhores notas ganharam bolsa para fazer intercâmbio fora do país”, disse Lídice, em um encontro com estudantes universitários no Hotel Sol Vitória Marina, em Salvador. “Hoje o desafio é de dar qualidade à escola pública. É preciso não só educar, temos que incorporar conteúdos e tecnologias contemporâneas que estejam em sintonia com o conhecimento que é desenvolvido no resto do mundo. A escola pública tem de ter equipamentos iguais que os meninos das melhores escolas privadas têm”, defendeu.
 
Para o ensino superior, destacou a candidata, o foco das universidades estaduais estará para a produção de ciência e tecnologia, com um viés de inovação. “Vamos valorizar os professores e incentivar a pesquisa. O grande capital de capitalismo hoje é o conhecimento, é ele quem move a economia do mundo. Seja na ciência e tecnologia, seja na indústria criativa. Vamos entrar nesta fase do desenvolvimento”, completou. Para ampliar o número de vagas no ensino superior, Lídice assegura que lutará para a instalação de novas universidades federais na Bahia, uma delas no semiárido.
 

No encontro, com plateia formada majoritariamente por estudantes de direito, Lídice respondeu perguntas sobre sua história política, sua gestão na prefeitura de Salvador e o que pensa para as áreas da saúde, educação e segurança pública. Finalizando, defendeu a participação da juventude na política. “Temos o desafio de convencer a sociedade que é por meio da política que conseguiremos transforma a vida das pessoas, que sem os partidos vamos acabar numa ditadura. Esta geração tem o ideal de mudança, precisamos que os bons estejam dispostos a participar”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão