Candidata ao Senado defende mais investimentos em educação no País


Publicada em 27/07/2014 11:56:54
Tribuna da Bahia
Eliana Calmon é membro da Comissão da América Latina pra a prevenção do crime da ONU
Eliana Calmon é membro da Comissão da América Latina pra a prevenção do crime da ONU
“A educação no Brasil não precisa de novas leis. Já existem bons projetos e boas experiências para servir de referência e buscar melhores resultados”, afirma a candidata ao Senado, Eliana Calmon (PSB), ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça.
A jurista tem reafirmado que somente a educação pode mudar realmente o País e que o investimento em escolas de tempo integral e políticas públicas que estimulem a permanência de crianças e jovens na rede de ensino são passos importantes para mudar o Brasil.
Eliana cita como exemplo uma experiência que vem sendo realizada no Piauí, com o estímulo à aproximação dos pais das escolas.
“No Piauí, a família é atraída para dentro da escola, onde participa diretamente de atividades e auxilia em vários aspectos, criando um comprometimento que está trazendo bons resultados. No Senado já existem projetos interessantes, como o do senador Cristóvão Buarque. O que precisamos é fazer com que essas ações sejam realmente postas em prática.”
Segundo a candidata, que é membro da Comissão da América Latina pra a prevenção do crime da ONU, somente a educação é capaz de reduzir os índices de violência. “A polícia tem o papel de garra do estado. Não adianta investir em segurança se não investir em educação", disse.
De acordo com a candidata, os traficantes muitas vezes são a referência de organização nas comunidades e a ele que recorrem os moradores. "Esse tem que ser o papel do Estado, com políticas públicas que garantam a cidadania.”
Eliana Calmon aponta ainda que investir em educação resulta em economia para o Estado. “Uma criança na escola custa R$ 224 aos cofres públicos. Um cidadão cumprindo pena custa R$ 1.840.
Tribuna da Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão