Audiência do Vereador Latinha com o Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia
O Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, e o Vereador José Carlos Latinha. Foto: Blog do Latinha |
Hoje (4), em Salvador, o Vereador José Carlos Latinha teve uma audiência
com o Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, com
o objetivo de relatar a péssima qualidade do atendimento ao público da agência
do Banco do Brasil em Guanambi, conforme reclamações da população local e
regional.
Guanambi é a principal cidade polo da região e vem recebendo importantes
investimentos e obras, tais como: Energia Eólica, Ferrovia Oeste-Leste, Bahia
Mineração, etc. O movimento bancário aumenta a cada dia e uma única agência na
cidade não suporta mais a demanda da clientela local e regional. Nos dias de
segundas e quintas-feiras e de pagamentos de salários das empresas e do
comércio local, a agência fica superlotada e sem as mínimas condições de
atendimento. Na semana passada, por exemplo, não havia dinheiro nos caixas
eletrônicos.
O Banco do Brasil é um banco público, que atua livremente no mercado e
tem altíssima lucratividade - tão ou mais elevada quanto à de bancos privados
como Bradesco e Itaú. Mas o serviço do Banco do Brasil de atendimento ao público
é de péssima qualidade e a tendência é cada dia mais agravar essa situação. A
reclamação é de todos os setores da sociedade.
O Banco do Brasil de Guanambi atende a clientela local e a população
regional. A agência está sempre entupida de gente, com pessoas esperando horas
para serem atendidas. Os bancários sofrem com a sobrecarga de trabalho e horas
extras, pois a agência tem um número reduzidos de caixas.
Na audiência com o Presidente do Sindicato dos
Bancários da Bahia, o Vereador Latinha solicitou uma fiscalização da entidade
no Banco do Brasil da cidade, bem como fortaleceu a reivindicação da instalação
imediata de uma nova agência do Banco do Brasil, cumprimento da Lei dos 15
Minutos, contratação de mais bancários e melhoria no atendimento das agências
bancárias da cidade.
Ministério Público exige cumprimento
do tempo máximo para atendimento ao público nas agências bancárias em Guanambi
O Ministério Público do Estado da Bahia, através da
Promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro, da 1ª Promotoria
de Justiça de Guanambi, através da Recomendação Ministerial nº 04/2014, de 27
de maio de 2014, resolve recomendar às instituições financeiro-bancárias,
sediadas no município de Guanambi, em especial ao Banco do Brasil S.A., Banco
do Nordeste do Brasil S.A., Itaú Unibanco S.A. e Banco Bradesco S.A., além das
demais instituições autorizadas a funcionar, pelo Banco Central do Brasil, na
contratação de operações e na prestação de serviços aos clientes e ao público
em geral, na exceção da Caixa Econômica Federal, estabeleçam em suas
dependências, alternativas técnica, fiscais ou pessoal que garantam as medidas
necessárias a assegurar que o tempo máximo de espera nas filas de atendimentos
das agências bancárias obedeça aos termos fixados na Lei Municipal 246/2008,
criando caso necessário um sistema de reforço de atendentes para os dias e
horários de atendimento, ou mesmo instalando novas agências no município, a fim
de atender às exigências da legislação em vigor sobre o assunto. Tribuna
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