SEMANA EFERVESCENTE NOS BASTIDORES DA POLÍTICA


O último dia para os partidos realizarem suas convenções é 30 de junho. As candidaturas majoritárias já estão definidas, resta apenas a formalização de coligações, com pouca possibilidade de grandes mudanças.

Contudo, nota-se de claramente uma movimentação política em busca de alianças que possibilitem a vitória de cada um em outubro. Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, líderes que foram adversários se colocam como aliados no momento, antigos parceiros trilhando caminhos diferentes. É a dinâmica da política.
Em Guanambi pôde-se notar uma prévia desse movimento, na visita dos dois principais pré-candidatos ao governo do estado por ocasião da Exposição Agropecuária. No sábado quando o candidato do PT Ruy Costa passeou pelo Parque Gercino Coelho, acompanhado do prefeito Charles Fernandes, muita gente se acotovelava para abraçar o candidato, mas teve quem só apareceu depois que a caravana passou.

Por outro lado, na visita do postulante do DEM Paulo Souto, teve situação idêntica. Muita gente buscando aumentar o prestígio junto ao ex-governador Nilo Coelho, outros claramente expondo suas insatisfações.
O vereador como agente político que tem o contato mais direto com o eleitor não poderá ficar de fora desse processo e terá que manifestar seu apoio. Na Câmara guanambiense é esperada a definição dos apoios. Quem acompanhará o candidato do prefeito Charles Fernandes? Quem caminhará com o candidato defendido por Nilo Coelho, o principal líder político da região?
Pelo desenho inicial o que pôde ser notado, é que o time de Charles teria os vereadores Vítor Bonfim seu líder na Câmara e candidato a deputado estadual, Hélio Pereira (Lelé), Dr. Son, Nenzinho, Fausto, Zaqueu. Poderão optar pelo apoio ao candidato de Nilo Coelho o presidente da Casa Agostinho Lira, Agostinho de Morrinhos, Adão Oliveira, Eponina Gomes, Carlos Jackson (Loló), Neto de Dim e Vandilson Medeiros. Hugo Costa e Latinha, ambos apoiam a candidata do PSB Lídice da Mata.

É certo dizer, que tudo gravita no campo das possibilidades, podendo haver mudanças. É a dinâmica da política, onde tudo pode acontecer.
Por Bonny Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão