TUCANO se mobiliza para ter campus de possível Universidade Federal NE

Bahia Já

Grande mobilização em Tucano

Muita boa a mobilização em Tucano
Foto: Portal de Tucano
Estudantes, professores, representes políticos e sociedade em geral do município de Tucano mostraram que querem a criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) e que defendem a instalação de um campus na cidade.

Os moradores fizeram uma passeata pela principal avenida do centro da cidade e saíram em direção ao ginásio de esportes, local onde foi realizada uma audiência pública. Lotado, o espaço ecoava de todos os cantos gritos de ordem reivindicando a criação da universidade e mais oportunidades para a região.

Em entrevista para o Portal Tucano, o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, disse que a mobilização de Tucano teve uma dimensão muito boa. “Eu achei extremamente importante, fiquei impressionado com a mobilização aqui em Tucano, isso demonstra que a sociedade de Tucano está mobilizada em prol daquela que será a maior conquista da região Nordeste”, avaliou.

Segundo Nacif, o engajamento de toda a sociedade é fundamental para o sucesso dessa luta. “A região Nordeste tem o maior vazio de educação superior do Brasil, nós temos indicadores que não nos orgulham e exatamente por isso é fundamental que a sociedade demonstre que quer corrigir essa injustiça, para que a gente demonstre à sociedade brasileira, principalmente ao Governo Federal, que nós queremos essa universidade”, defendeu.

Se a decisão de criação da UFNB fosse dos estudantes de Tucano, a universidade já estaria implantada. Os colégios estaduais e escolas do município, rede particular e pública, pararam as aulas na sexta-feira pela manhã para se juntarem à luta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão