Serra Geral se mobiliza pela criação de Universidade Federal

Assessoria do Deputado Federal Waldenor Pereira
3/4/2014 | Por: Débora Silveira / DRT-BA 3223
Na última sexta-feira (28), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia realizou audiência pública em Guanambi para discutir a implantação da Universidade Federal da Serra Geral. A realização do evento foi solicitada pela União dos Vereadores da Microrregião de Guanambi – UVERMIG e contou com a participação do deputado federal Waldenor Pereira, membro titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Coube ao deputado Waldenor apresentar informações e esclarecimentos quanto ao procedimento legislativo para a criação de uma universidade federal. Ele também fez uma avaliação panorâmica sobre as demandas para criação de universidades na Bahia e no Brasil.
Segundo o parlamentar, a apresentação de Projeto de Lei para criação de universidade federal é de iniciativa, exclusiva ,do poder executivo (Presidência da República), necessitando por parte das lideranças regionais, mobilização política capaz de convencer e sensibilizar o MEC e a presidente Dilma Rousseff sobre o encaminhamento dos pleitos ao Congresso Nacional.
“Não cabe a parlamentar apresentar projeto dessa natureza. Quando apresentado, é rejeitado pelas Comissões de Educação (Comissão de Mérito) e de Constituição e Justiça”, explicou Waldenor.
O deputado ressalta ainda a concorrência, tanto em âmbito nacional quanto estadual, para a instalação dessas instituições de ensino. “Trata-se de um grande desafio.Para a criação de novas universidades federais disputamos com outros estados e também dentro da própria Bahia, que tem diversas regiões lutando pela criação de universidades”.
No entanto, Waldenor acredita que “ mesmo com a criação recente de quatro novas Universidades Federais na Bahia, ainda assim, a taxa de escolarização superior no estado ainda é muito baixa, o que permitiria a instalação de novas instituições em diferentes regiões. Por sessenta anos a Bahia contou apenas com a UFBA como instituição de ensino superior federal”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão