Guanambi sedia Conferência Territorial de Economia Solidária

A Conferência Territorial de Economia Solidária aconteceu nos dias 28 e 29, no auditório do Centro Comunitário da Betânia, em Guanambi. O evento, que reuniu representantes de 23 municípios do Território de Identidade Sertão Produtivo e terminou hoje (29), com a eleição dos delegados e aprovação de um documento com sugestões para a 3ª Conferência Estadual, a ser realizada entre os dias 21 e 23 de maio, em Salvador.

Responsável pela abertura do encontro, Albene Piau, representante da Secretaria Estadual do Trabalho, falou sobre Economia Solidária, Políticas Públicas e contextualização do perfil dos Empreendimentos no Território Sertão Produtivo e fez um relato das ações da Setre de apoio ao segmento, como a implantação dos centros públicos, a publicação de editais de apoio a empreendimentos econômicos solidários e a implementação do Conselho Estadual de Economia Solidária.

O coordenador do CESOL Sertão Produtivo, Luiz Cravo, fez uma explanação sobre Empreendimentos Econômicos Populares Solidários (EEPS) do Sertão Produtivo.

Também aconteceu a reunião dos Grupos Temáticos para a construção de proposições: Grupo 1 – Financiamento: crédito e finanças solidárias; Grupo 2 – Produção, comercialização e consumo sustentáveis; Grupo 3 – Conhecimentos: educação, formação. assessoria e tecnologias sociais; Grupo 4 – Ambiente Institucional: legislação e integração de políticas públicas.

Hoje (29), foi debatido o tema “O que é o capitalismo e porque queremos economia solidária”, bem como a apresentação da síntese dos diagnósticos e deliberação sobre as proposições os Grupos Temáticos e a constituição da Comissão Territorial para dar continuidade à elaboração do Plano Territorial da Economia Solidária.


O vereador José Carlos Latinha participou ativamente do evento e elogiou a forma democrática da conferência. Também disse que a Economia Solidária é muito forte em toda a região e destacou que a chegada do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), em Guanambi, veio fortalecer mais ainda o trabalho dos empreendimentos.

A abertura do evento contou com as presenças de Itamar - CAR, Dr. Luia Lélis – 30ª Dires, Vereadores José Carlos Latinha (Guanambi) e José Santos - Santinho (Brumado), Jonas Salas - Gerente do BNB, Alice - Renova Energia, Carla - Prefeitura Municipal de Guanambi, Cosme Nascimento - FETAG-BA, Vânia - Presidente do Sindicato dos Comerciários de Guanambi e Região, STRs, Codevasf, entre outras entidades e associações comunitárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão