Após bom começo na Segundona, Flamengo de Guanambi sonha com elite do futebol baiano

Sábado, 05 de Abril de 2014 - 00:00

Bahia Notícias

por Edimário Duplat
Após bom começo na Segundona, Flamengo de Guanambi sonha com elite do futebol baiano
Foto: Divulgação
Em 2013, na sua estreia no futebol profissional, o Flamengo de Guanambi quase chegou à elite do futebol baiano. Quase. Após vencer a primeira partida das semifinais por 1 a 0 contra o Galícia, o novato da segunda divisão veio a Salvador precisando de um empate, mas acabou sendo derrotado em um controverso jogo pelo placar de 4 a 2, sobrando apenas para sua torcida o adiamento do sonho para a próxima temporada. Agora, em 2014, o Beija-Flor do Sertão tem mais uma chance de levar a cidade de Guanambi (a 796km de Salvador) a tão sonhada primeira divisão estadual, e não vem decepcionando seus adeptos.

Diego Higino, que reforçou o Galícia no acesso a Série B 2013,
reforça o Beija-Flor do Sertão Foto: Glauber Guerra/BN 
Com sete pontos, o rubro-negro do centro-sul lidera o certame ao lado do Colo-Colo de Ilhéus, mas sabe que falta muito para garantir ao acesso.  “Ainda não está nada decidido, só com pés no chão e muito trabalho a gente pode chegar à primeira divisão” afirma o presidente Washington Lucas, que antes de fundar o Clube Esportivo Flamengo foi tesoureiro do Guanambi Atlético Clube e desde aquela época sabe o que é chegar perto da elite. “Em 2008 ficamos em segundo lugar, perdendo a decisão pro Madre de Deus. Segundo lugar! Mas só o campeão subia”. Apesar do trabalho que exerceu no Tricolor do Algodão, Washington reitera que não existe nenhuma ligação deste com o Flamengo. “Não, o outro clube lá (Guanambi) está licenciado, somos um time novo, tudo é novo”.  Entretanto, se tratando do rubro-negro carioca, o mengo baiano já vem criando laços de afinidade e reconhecimento. “Estivemos na Gávea, fomos muito bem recebidos pela diretoria do time, que até gravou uma entrevista para o pessoal aqui da cidade. Não existe nenhuma parceria, mas quem sabe se conseguirmos subir?” Assim como outros clubes da competição, o Beija-Flor tem em grande parte de seu elenco jogadores provenientes da primeira divisão estadual.

Com dois acessos consecutivos, Sérgio Velloso é a aposta no comando
Foto: Divulgação
Destes, os destaques vão para o atacante Diego Higino, que estava no Jacuipense, Alemão (Serrano) e Jefferson (Botafogo-BA). Além deles, o grupo também é comporto por pratas da casa, como o volante Paulo Henrique e o zagueiro Lúcio, e repatriados como o atual artilheiro Jô, que retornou aos gramados brasileiros depois de uma temporada no Cádiz, da segunda divisão espanhola. No banco de reservas, o técnico Sérgio Velloso trouxe para o clube a experiência necessária para o acesso. “É um treinador diferenciado, subiu com o Galícia (2013) e o Botafogo (2012,) e tem muita seriedade no trabalho”, elogiou o presidente. Nas arquibancadas, o público confirma a paixão do guanambiense por futebol. Com a segunda melhor média de público do torneio (perdendo apenas para o Jacobina) nas duas primeiras rodadas, o torcedor local transferiu ao novo clube o desejo de um sonho antigo que pode se desenhar em realidade. 

Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão