APLB diz que greve de 24h exige pagamento do reajuste de uma vez

Rui Oliveira diz que categoria foi surpreendida
DO BAHIA TODO DIA | 02/04/2014 | 13h30

Em protesto contra a proposta do governo de pagar o reajuste salarial de 5,91% em duas vezes, os professores da rede estadual de ensino decidiram param atividades por 24h nesta quarta (2). Segundo a APLB-Sindicato, a categoria exige o pagamento integral do aumento.

Quem acompanha a greve na educação também são os trabalhadores da saúde, justiça, segurança e outras categorias do funcionalismo público. “Os servidores querem o reajuste em uma única parcela e retroativo ao mês de janeiro. Tendo em vista que não houve votação da matéria que garante o reajuste linear de forma integral, e não parcial, os servidores resolveram paralisar", disse Rui Oliveira, coordenador da APLB. “Fomos surpreendidos com a votação. Ninguém sabia que tinha sido votado”, completou.

Os professores também reivindicam as perdas salariais provocadas pela Unidade Real de Valor (URV), usada na transição da moeda cruzeiro real para o real, no ano de 1994. O dirigente informou que os servidores estaduais se reuniram na manhã de hoje, na Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, para discutir as próximas ações dos servidores.

O governo definiu o reajuste geral do funcionalismo público estadual em 5,91%, aprovado nesta terça (1º), na ALBA, divididos em duas vezes: 2% em abril, retroativos a janeiro, e 3,84% sobre o salário de abril, no mês de julho. O índice representa um acréscimo na despesa de pessoal para o exercício de 2014 no valor de R$ 344.842.015,00.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão