Caetité: Atrasos da Chesf obrigam Aneel a postergar operação de eólicas da Renova


14/03/2014 | Por:Wagner Freire - jornaldaenergia.com.br   
Usinas, que somam 177,8MW de potência, deveriam entrar em operação neste mês


Os consumidores brasileiros não poderão contar com a produção de energia elétrica de nove usinas eólicas da Renova Energia em 2014. O motivo, mais uma vez, é o atraso nas obras do sistema de transmissão, de responsabilidade da Eletrobras Chesf.

Leiloadas em um certame do tipo A-3, em 2011, as usinas deveriam entrar em operação comercial neste mês, isso se as subestações Igaporã 3 e Pindaí 2 estivessem energizadas em 14 de fevereiro deste ano, o que não ocorreu. Segundo relatório de fiscalização de transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a nova previsão é que essas subestações fiquem prontas somente em janeiro de 2015.

Diante do flagrante atraso, a Renova pediu à Aneel que fosse concatenada a operação das eólicas Espigão (10,8MW), Caetité (30MW), Serra do Espinhaço (18,5MW), Borgo (20,1MW), Pilões (30,2MW), Ametista (28,5MW), Maron (30,2MW), Pelourinho (21,8MW) e Dourados (28,5MW) - que somam 177,8MW de potência, localizadas nos municípios de Igaporã e Caetité, no estado da Bahia - com a entrada em operação do sistema de transmissão, bem como fosse mantido o prazo de 20 anos dos contratos de suprimento.

Em linha com decisões anteriores e tendo em vista não onerar ainda mais os consumidores, a Aneel entendeu que, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico, não havia sentido em exigir que as centrais geradoras estivessem aptas a operar comercialmente sem que a energia elétrica por elas produzidas pudessem ser escoadas para o Sistema Interligado Nacional (SIN) e aprovou a postergação dos prazos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão