UFBA: Campus de Conquista é desmembrado para a criação da Universidade Federal do Sudoeste

Blog do Anderson

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson
O Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia (CONSUNI / UFBA), aprovou por aclamação nesta quinta-feira (20), o desmembramento do Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, visando à criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. Em contato telefônico com o Blog do Anderson, o professor Orlando Caires, diretor do Campus Anísio Teixeira, que também é membro do Conselho Universitário da UFBA, a aprovação é um grande e importante passo, pois sinaliza a vontade acadêmica dos docentes, técnicos e discentes da comunidade universitária e fortalece a mobilização política, que se tornará ainda mais intensa junto ao Ministério da Educação (MEC). O projeto seguirá para o MEC nos próximos dias.
MG_0489-001
“Agora é o momento de nos unirmos e nos mobilizarmos. Precisamos do apoio da sociedade civil, da comunidade universitária e dos políticos baianos, sobretudo os da Região Sudoeste da Bahia. Este terá que ser um movimento suprapartidário, pois é de interesse de toda a sociedade”, frisa Caires. As articulações políticas para a criação da Universidade Federal do Sudoeste já vem acontecendo, seja por parte de prefeitos, deputados federais e estaduais, mas ganha força com a aprovação do projeto pelo CONSUNI/UFBA.
DSC_0140-0011
“É importante ressaltar que os processos para a criação da UFRB [Universidade Federal do Recôncavo da Bahia] e da UFOB [Universidade Federal do Oeste da Bahia] também surgiram a partir da aprovação dos projetos pelo CONSUNI/UFBA e hoje estas Universidades estão consolidadas”, complementa o docente. “Conforme já havíamos anunciado anteriormente o Conselho Universitário da UFBA aprovou por unanimidade o desmembramento do Instituto Anísio Teixeira, em Conquista, um dos passos mais importantes para a criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. Parabéns ao professor Orlando Caires agora vamos intensificar as articulações políticas para a criação da nova universidade”, afirmou o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA), também por telefone com o Blog do Anderson, na manhã desta sexta-feira (21). “Depois do aeroporto, da adutora e Barragem do Rio Catolé, do Esgotamento Sanitário e dos Viadutos do Anel Rodoviário a criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia representará a principal bandeira de luta do meu mandato e do deputado estadual Zé Raimundo”, completou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão