Tribuna da Bahia - Raio Laser

Rearrumando...
O novo desenho  que a chapa das oposições começa a ganhar pode trazer algumas surpresas. Nomes até aqui cogitados podem entrar na dança das cadeiras, tudo para tornar mais forte e consistente o projeto do grupo político que pretende reconduzir o ex-governador Paulo Souto ao Palácio de Ondina. Ontem, nos bastidores da política baiana, o nome do ex-governador Nilo Coelho, um dos quadros mais reluzentes do PSDB baiano, surgia como opção para dar maior densidade à chapa. 

...das oposições
Lideranças ouvidas ontem pela Tribuna, como o ex-deputado Raimundo Sobreira, consideram mais que justa e natural a inclusão de Nilo Coelho no tabuleiro do jogo das oposições na Bahia, primeiro pela sólida relação que mantém com Souto e segundo pelo seu passado de ex-governador, não podendo nunca ser considerado uma figura secundária dentro do PSDB. Se o projeto ganhar corpo, caberia ao PMDB indicar o vice, cargo que poderia caber ao deputado federal Lúcio Vieira Lima, ficando o espaço livre para Geddel reeleger-se com uma expressiva votação para deputado federal ou para estadual, como chegou a cogitar, se tornando fortíssimo candidato à Presidência da Assembleia Legislativa. 

...o jogo na chapa...


Se na eleição passada ele fez dobradinha com Souto, dessa vez pode aparecer numa posição estratégica, como importante puxador de votos nas regiões sul, sudoeste e oeste, onde sua liderança é inquestionável. Nilo poderia surgir como candidato ao Senado. Estaria o PSDB muitíssimo bem representado na chapa. E sua candidatura ao Senado poderia levar àquela Casa o sobrinho de um dos mais brilhantes senadores da República, seu homônimo e tio Nilo Coelho, de passado memorável na Casa.

Outra frente
Um deputado peemedebista acha que não foi por acaso que ACM Neto se reuniu ontem com a chamada Frente Jorge Aleluia, que agrega os partidos nanicos que, há duas semanas, se reuniram com Geddel Vieira Lima num ato que simularia apoio do grupo à sua eventual candidatura ao governo. Ao que tudo indica, seria para sinalizar que o prefeito prefere o grupo com Paulo Souto.
Com Lídice II

Como acreditam que DEM e PSDB estão fechados com Paulo Souto, os socialistas acham que, se for fiel ao seu temperamento, Geddel pode romper com o grupo oposicionista. Amigos de Lídice não aceitam, entretanto, Geddel na chapa. Por esta avaliação, acham que ele emprestaria o apoio à candidata socialista, mas se limitaria a concorrer a uma vaga de deputado na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados. 

Com Lídice I
Partidários da candidatura Lídice da Mata (PSB) acham que não será difícil atrair Geddel Vieira Lima (PMDB) para a sua campanha na hipótese de o peemedebista não conseguir vencer a disputa com Paulo Souto (DEM) pela candidatura ao governo do Estado no grupo oposicionista. Pelos cálculos dos socialistas, o PMDB agregaria pelo menos cinco minutos ao tempo de TV da senadora. 

Consequências
A possibilidade de Geddel eventualmente brigar com DEM e PSDB por apoiarem Souto ao governo e marchar com Lídice da Mata (PSB) deixa apreensivos setores principalmente do PT, partido que, segundo as pesquisas, mais perde com a manutenção da candidata socialista na corrida sucessória. Afinal, são cinco minutos que o PMDB daria à senadora para falar sobre si mesma e criticar os outros na campanha.Sinuca

O PT ficou numa sinuca de bico com o aumento do IPTU em Salvador. Afinal, a bancada municipal aprovou quase à unanimidade a majoração do imposto na Câmara. Agora, para não ficar isolado, o partido defende uma ação judicial contra o imposto, alegando que quer apenas mudar suas distorções. Como é que vota num dia e tenta no outro cancelar o imposto na Justiça?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão