PSB: 1º Seminário PENSAR A BAHIA SUSTENTÁVEL

1º dia: Sociólogo Luiz Werneck Viana diz que modelo atual da política está defasado




“Estamos no fim de um longo ciclo da política brasileira. Estamos caminhando para modernização”. Foi com essa frase que o sociólogo Luiz Werneck Viana iniciou o debate sobre “Que Política é Possível”, na abertura do I Seminário Pensar a Bahia Sustentável realizado com a presença da senadora Lídice da Mata, lideranças da capital e do interior, nesta quarta-feira (19), no Hotel Portobello, em Salvador. O seminário, que seguirá até o próximo sábado (22), é um dos pilares para construção do pré-programa de governo da coligação PSB-Rede que, posteriormente, será debatido com a sociedade e “construído a várias mãos”, conforme adiantou o presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli.
De acordo com Luiz Werneck, a história do Brasil é de sucesso dentro de um contexto de sociedade defasada e, um exemplo disso, são as manifestações realizadas em todo o Brasil em junho passado que clamaram por avanços e igualdade de direitos. “Não estamos dizendo que o País não avançou, nós saímos da ditadura e hoje vivemos na democracia. Está na hora da modernização ceder lugar ao moderno. A política muitas vezes está condenada ao fracasso porque não encontra o apoio da sociedade”, ressaltou o professor.
Sobre a pré-candidatura de Lídice da Mata ao governo baiano, o sociólogo reiterou que “vim à Bahia porque acredito que a candidatura de Lídice tem a possibilidade histórica de fazer uma nova política. Com trabalho duro e sério ela pode apresentar uma nova política para as novas gerações”. Já a socialista salientou que o maior desafio democrático é ouvir mais a população sobre como ela quer que cada projeto aconteça. “Se queremos fazer diferente não há saída se não for pela radicalização da sociedade. Esse é o grande desafio deste seminário e vocês estão desafiados conosco”, frisou.
O Seminário Seminário Pensar a Bahia Sustentável contou com a presença dos coordenadores da Rede Sustentabilidade Urbano Matos e Rose Bassuma; Sérgio Gaudenzi, da Executiva do PSB; do cientista político Paulo Fábio Dantas, que coordenou a mesa; os vereadores de Salvador Silvio Humberto e Fabíola Mansur; do vice-prefeito de Itaparica, Emílio Conceição; Bebeto Galvão, presidente do Sintepav; as prefeitas de Amargosa, Karina Silva e Lenise Estrela, de Itaetê; a vice-prefeita de Eunápolis, Maria Menezes, Vereador do PSB de Guanambi, José Carlos Latinha, entre outros.
ASCOM PSB-BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão