Granfaloon: Delegado detalha Operação que prendeu ex-políticos e empresários por desvio de verbas

Blog do Anderson



Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson
Em entrevista coletiva, o delegado Rodrigo Souza Kolbe, chefe da Delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista, falou sobre a operação Operação batizada de “Granfaloon”, que apura fraudes cometidas através de contratos de prestação de serviços de transporte escolar e transportes diversos, e prestação de serviços de gestão dos serviços de saúde municipais. As investigações começaram em 2009. Nesta terça-feira (18), foram cumpridas 13 mandados de prisão temporária e 36 mandados de busca e apreensão. De acordo com a Polícia Federal, entre os presos na operação há ex-prefeitos, ex-secretários municipais e ex-vice-prefeitos, além de empresários que participavam das licitações. De acordo com a PF, por meio das investigações, foi constatado que um grupo de empresários se associava a prefeitos do Sudoeste Baiano para, através da simulação de licitações e contratação de empresas de fachada, desviar verbas públicas federais das áreas da saúde, educação e transporte. Ouça a entrevista no link abaixo.


Polícia Federal prende ex-prefeitos e empresários em Vitória da Conquista-BA.


Na operação GRANFALOON da Polícia Federal, iniciada na manhã desta 5ª feira (18), foram presos os ex-prefeitos Bibi (Anagé), Quinho (ex-vice prefeito de Belo Campo), Zé Bahia (Tremedal), Norma Sueli (Caraíbas), Enaldo Meira, conhecido como Gazo, (ex-prefeito de Bom Jesus da Serra) e o médico Elve Pontes (presidente da Associação do Corpo Clínico da Hospital da Santa Casa).

Até o momento, foram presos 12 dos 13, que o mandado judicial determinou. Todos os presos serão encaminhados para o Presídio Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista. Outras prisões serão anunciadas a qualquer momento e nós divulgaremos mais detalhes da operação de combate ao desvio de recursos públicos do SUS e FNDE.

Ao todo, foram desviados 60 milhões em prestação de serviços em três áreas (transporte escolar, coleta de lixo e serviços médicos) desde 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão