Soluções para o lixo urbano: Idéias para o desenvolvimento sustentável!

Lançamento de lixo no entorno da Lagoa de João Amaral.

Soluções para o lixo urbano:

1. Diminuir a geração de lixo;
2. Aumentar a coleta seletiva, através de pontos de entrega voluntária, campanhas de conscientização, coleta porta a porta;
3. Incentivos fiscais para empresas que comercializarem produtos com menos embalagens, e/ou embalagens 100% recicláveis;
4. Pontos de entrega voluntários para coleta do lixo eletrônico, lixo tóxico e lixo perigoso;
- As soluções tem que ser desenvolvidas e aplicadas de acordo com o porte do município, buscando otimização do gerenciamento.

“Gerenciar resíduos não se limita a tratar e dispor o lixo gerado. O enfrentamento do problema começa na concepção dos produtos que serão descartados mais tarde e na revisão da cultura da fartura e do desperdício. Enfrentar o problema exige a responsabilização dos diferentes atores, desde a indústria produtora de bens, até o consumidor final”. Revista Bio 10-12/2009

Ou seja, todos temos um papel nesta história, os consumidores, os produtores, o governo. E cabe a cada um de nós fazer nossa parte na construção de um mundo mais limpo!

Afinal, o lixo urbano acarreta em uma série de problemas ambientais:
- entupimento de bueiros, que geram enchentes e alagamentos;
- contaminação do solo e lençol freático devido a disposição final inadequada;
- transmissão de doenças e proliferação de vetores;
 Sugestão:


CRIAÇÃO DE ECOPONTO - Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis e Lixo Diversos

O entulho gerado por construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, que são jogados de maneira ilegal em avenidas, ruas e praças, têm gerado sérios problemas ambientais para a cidade de Guanambi e para a população, que está perdendo espaços de lazer e recreação. O lançamento de lixo em diversas áreas da cidade está virando um problema onde são jogados pneus, móveis velhos, televisões, aparelhos diversos, garrafas, vidros, computadores, isopor, gesso e todos tipos de objetos nas ruas, estradas e áreas desertas.
Para combater este tipo de situação, a Prefeitura de Guanambi , através da Secretaria de Infraestrutura, deveria aumentando a oferta de áreas para deposição regular dos resíduos da construção e demolição de pequenos geradores, além de facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais.
Ecopontos, que são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, grandes objetos (móveis, poda de árvores, etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.
Todos os Ecopontos deverão funcionar de segunda à sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão