Cesol Sertão Produtivo qualifica mulheres costureiras no município de Guanambi


Três grupos de mulheres de empreendimentos de economia solidária, que atuam com corte e costura, no município de Guanambi, estão recebendo qualificação e orientação sobre desenvolvimento da identidade cultural e visual. Eles estão sendo atendidos pelo Cesol Sertão Produtivo.
DSC01161 Qualificacao Pintura em Tecido - Mulungu - GBI - 08-01-14
Os grupos de costureiras são das localidades de Mulungu, Morrinhos e Mutans. A ação foi iniciada em outubro, a partir de um diagnóstico feito pelo Cesol Sertão Produtivo, que constatou as fragilidades e dificuldades das trabalhadoras na comercialização dos produtos.
DSC01184 Qualificacao Pintura em Tecido - Mulungu - GBI - 08-01-14
De acordo com Luiz Cravo, gestor do Cesol Sertão Produtivo, foi feito imediatamente um planejamento que culminou na contratação de uma profissional para ministrar cursos especiais para as 39 mulheres dos três grupos. “O objetivo foi ajudar as costureiras a desenvolver produtos mais rebuscados e criar elementos gráficos relacionados à cultura e a identidade das comunidades”, explica.
DSC01167 Qualificacao Pintura em Tecido - Mulungu - GBI - 08-01-14

A primeira etapa do trabalho consistiu no levantamento da memória do lugar, buscando elementos culturais que pudessem se transformar em estampas, bordados e objetos exclusivos da produção. A partir daí, as imagens foram criadas e digitalizadas, e ficaram prontas para serem replicadas em blusas, bolsas, brindes, toalhas etc. Para Luiz Cravo, “esta é uma oportunidade única para os empreendimentos profissionalizarem uma linha de produção diferenciada”.
DSC01190 Qualificacao Pintura em Tecido - Mulungu - GBI - 08-01-14As costureiras de Guanambi também receberam qualificação em serigrafia e aprenderam a arte de aplicar as imagens criadas em tecidos e camisetas. “A perspectiva, agora, é que os grupos de mulheres dobrem o volume de vendas ainda neste primeiro semestre de 2014, e possam comercializar em feiras e eventos turísticos, recebendo, também, encomendas articuladas pelo Cesol e outros parceiros”, diz.
Com essa ação, o Cesol cumpre o seu papel de prestar assistência técnica e gerencial e contábeil a empreendimentos, fortalecendo as políticas públicas de economia solidária e possibilitando a geração de trabalho e renda a dezenas de famílias.
Fotos: Cesol Sertão Produtivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão