Morre Marcelo Déda, governador de SE


Falecimento aconteceu às 4h30 desta segunda

DO BAHIA TODO DIA 02/12/2013 | 06h07



Morreu na madrugada desta segunda (2), o governador do Estado de Sergipe Marcelo Déda (PT). Déda tinha 53 anos e lutava contra um câncer no estômago e pâncreas há quatro anos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês. O político foi casado duas vezes e deixa quatro filhos.

Na manhã do domingo (1º), a equipe médica que acompanhava o político emitiu um boletim que atestava uma piora progressiva em seu estado de saúde. De acordo com o hospital, o falecimento ocorreu às 4h30. 

Currículo


Nascido em Simão Dias, interior de Sergipe, Déda militou na política desde os anos 1970, nos movimentos secundaristas, quando conheceu o então dirigente sindical Luiz  Inácio Lula da Silva. Advogado formado pela Universidade Federal de Sergipe, o Marcelo Déda cumpria o segundo mandato como governador. Ele foi militante do Partido dos Trabalhadores (PT) no início dos anos 1980, sendo fundamental na consolidação da legenda no estado.

Em 1985, o PT decidiu lançar o seu nome para concorrer às eleições municipais de Aracaju, com o objetivo de se firmar como um partido nacional. Na época, com 25 anos e sem recursos para a campanha, o candidato fez todos os programas eleitorais gratuitos de televisão ao vivo e apenas com a bandeira do partido na parede do cenário, montado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

"A lei me facultava fazer ao vivo, então eu ia cru, pregava uma bandeira com durex e estava pronto o cenário do 'ao vivo'. Aquilo que era uma desvantagem virou uma vantagem porque me transformei no âncora do programa eleitoral", relatou o governador de Sergipe em sua página oficial na internet.

Na eleição municipal, mesmo com recursos para a confecção de 5 mil cartazes, Déda ficou em segundo lugar com quase 19 mil votos. Logo em seguida foi eleito deputado federal por Sergipe.

Um ano depois, foi eleito deputado estadual com mais de 32 mil votos. Não foi reeleito em 1990, quando tentava novo mandado para uma das cadeiras da Assembleia Legislativa.

Em 1994, foi eleito para a Câmara dos Deputados e, em 2000, conquistou o primeiro mandato de prefeito de Aracaju referendado por 52,8% dos votos válidos. Reeleito em 2004, Déda começou a consolidar a trajetória política para a candidatura ao governo de Sergipe.

Em 2006, deixou a prefeitura de Aracaju para se candidatar ao comando do estado. Eleito em primeiro turno com 52% dos votos, Déda investiu em infraestrutura no interior do estado, levando Sergipe aos melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão