Feirantes reclamam da situação da Feira Livre de Guanambi

Hoje (4), o Vereador José Carlos Latinha visitou a feira livre atendendo a solicitação dos feirantes que reclamam do mau cheiro do esgotamento sanitário na área. De imediato o vereador solicitou intervenção das Secretárias de Infraestrutura e Indústria e Comércio, visando uma ação emergencial da Embasa para solucionar o problema de vazamento do esgoto sanitário. Os responsáveis se colocaram à disposição para resolver a situação imediatamente.

Mas, na avaliação do Vereador José Carlos Latinha, a situação da feira livre requer ações enérgicas do poder público frente ao problema de saúde pública com o acúmulo de lama, lixo, esgotamento sanitário e muita sujeira, que requer intervenção da vigilância sanitária. A situação se agravou em função do período chuvoso. Veja as fotos da feira livre.


Leia a indicação dos Vereadores do PSB, Hugo Costa e José Carlos Latinha, aprovada pela Câmara de Vereadores no mês de setembro de 2013, que propõe diversas sugestões para a Prefeito Municipal.

INDICAÇÃO Nº       26 de Agosto de 2013.



“Projeto de Revitalização e Higienização da Feira Livre e dos Mercados do Município de Guanambi, e dá outras providências.”



PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E HIGIENIZAÇÃO DA FEIRA LIVRE E DOS MERCADOS


O presente projeto visa melhorar a qualificação dos feirantes, barraqueiros e proprietários de boxes comerciais e de alimentação favorecendo o atendimento aos consumidores.

O projeto prevê a padronização de barracas, maior oferta de produtos hortifrutigranjeiros, de artesanatos e setorização dos boxes por cores – de acordo com o tipo de produto comercializado, criado para garantir melhores condições de trabalho aos feirantes e serviços aos consumidores, principalmente na higiene, estética e na qualidade dos produtos comercializados, através de investimentos nas seguintes ações do Poder Público Municipal:

·       Reformas nos prédios dos mercados com pintura, limpeza e combate aos ratos, baratas e animais nocivos à saúde pública, reformando as instalações sanitárias para os feirantes e consumidores.
·       Implantação de piso e padronização das barracas da área livre da feira e melhorar a estrutura física e estética da região.
·       Recuperação do asfalto e ruas no entorno da feira livre.
·       Manutenção da limpeza do canal da feira livre.
·      Implantação de coletores de lixo geral e individual e campanha educativa “Lixo Zero na Feira Livre”.
·       Requalificação e transferência dos comerciantes da área de atacados com a construção do CEASA na área da Codevasf.
·       Ampliação e organização da área de estacionamentos.
·       Criação do camelódromo e da área de comércio de artesanato com a implantação do segundo piso no mercado Prisco Viana.
·       Ampliação da arborização da área da feira livre.
·       Implantação de um sistema de gerenciamento da feira livre e mercados com a participação dos feirantes e comerciantes sob o controle do Poder Público Municipal – Secretaria de Infraestrutura.
·       Melhorias no comércio de carnes, peixes e frios com a implantação de balcões refrigerados, pias e outros equipamentos de higienização. 
·       Consolidar parcerias entre instituições que trabalhem com produtores rurais, produção e comercialização de alimentos, legislação sanitária e cultura, como: órgãos fiscalizadores, Prefeitura Municipal (Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde e Educação), Governo do Estado (Secretaria do Trabalho – Cesol, ADAB), ONG’s e Universidades.
·       Capacitar os feirantes para gerenciar o seu empreendimento, valorizando a sua realidade e as suas características sócio-culturais).
·       Capacitar os feirantes para o manuseio adequado dos alimentos, em respeito à legislação sanitária vigente.
·       Incentivar a organização dos feirantes, inclusive com a criação de associações.
·       Intensificar a atuação dos órgãos fiscalizadores, desde que priorizem ações educativas e não punitivas.
·       Desenvolver material de divulgação da feira livre, valorizando seus aspectos históricos, econômicos, sociais e culturais.
·       Incentivar as manifestações culturais na feira, com a venda de artesanato, cordel e a apresentação de repentistas, cantores sertanejos e valores da região, transformando a feira num atrativo turístico.
·       Reforçar a segurança para os feirantes e consumidores, especialmente nos das de domingo e segunda.


Nesse plano da revitalização, os principais problemas deverão ser resolvidos, como por exemplo, o cumprimento das normas sanitárias (limpeza e higienização); exigência de banheiros sanitários; ordenamento mais apropriado, inclusive na padronização de barracas; coleta e destinação do lixo regular; melhor infraestrutura dos recintos; e policiamento mais ostensivo. O processo de revitalização da feira livre terá início com o recadastramento de localização e feirantes.

O projeto será apresentado para debate e discussão com os feirantes, comerciantes e proprietários de boxes visando envolver, democratizar e conscientizar os interessados na necessidade de revitalizar, humanizar e higienizar a feira livre da cidade.
O projeto e as ações e intervenções de curto, médio e longo prazo serão financiados através das parcerias Prefeitura Municipal de Guanambi e a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, bem como pela União com a doação da área da Codevasf para a construção do CEASA e Estação de Transbordo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão