40º Congresso da Ubes aprova resoluções

Portal Veremelho


Entre os temas Conjuntura, Educação e Movimento Estudantil, moções que pautam a desmilitarização da polícia e conjuntura internacional pautam frentes de luta da entidade para os próximos 2 anos.


A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), após dois dias de debate chegou à reta final de seu Congresso, em Minas Gerais, no sábado (30/11). Com participação recorde de jovens, representando suas escolas e grêmios estudantis de todo o país, o Congresso definiu hoje as principais resoluções da UBES para o próximo período. Foram aprovados documentos nas áreas de Educação, Conjuntura e Movimento Estudantil. A plenária aconteceu ginásio Mineirinho durante todo o dia.




As resoluções sinalizam para o próximo período uma Ubes permanente na defesa do financiamento do ensino oferecido nas salas de aula do país, considerando entre outras pautas, a emergência da Reformulação do Ensino Médio. Citando a luta pelos 10% do PIB e o investimento dos royalties como fontes de recurso para educação, o documento defende que “diferente dos outros ciclos de riquezas da história do Brasil, a riqueza do Pré Sal esteja a serviço do povo”. (Veja na resolução de Educação)

No que compreende a luta da entidade nas ruas e uma reforma radical no Estado brasileiro. Entre tais desafios, no norte da UBES está a defesa da soberania nacional e o permanente debate em defesa da democratização das mídias, reforma política e a luta contra a política de juros.

Tudo aponta para um próximo período que combaterá ainda a pobreza, a ampliação dos espaços de poder que reflita a diversidade étnica, de gênero, de segmento e de opinião do Brasil. (Veja na resolução de Conjuntura)

É possível vislumbrar para o próximo período da entidade o forte enfrentamento ao genocídio da juventude e a pauta da segurança pública no debate de desmilitarização da polícia militar e uma nova etapa de mobilizações contra a redução da maioridade penal.

Mais uma vez a entidade reoxigena suas pautas, acesse abaixo todos os documentos.

Resoluções e moções aprovadas:

Resolução – Educação

Resolução – Conjuntura

Resolução – Movimento Estudantil

Moção – “Por que o senhor atirou em mim?”

Moção Internacional

Fonte: Site da Ubes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão