Viaduto será construído em frente ao Shopping Iguatemi para passagem de BRT
Nova via servirá para quem sai da Avenida ACM com destino à Paralela. Os outros dois viadutos serão perto do Parque da Cidade
CORREIO DA BAHIA
Alexandro Mota
alexandro.mota@redebahia.com.br
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O que esperar do trânsito de Salvador em 2016? Certamente, você não imagina que sairá da Lapa às 18h e chegará às 18h16 no Iguatemi, mas é isso que a prefeitura promete com a implantação de um Sistema Integrado de Transporte que inclui o primeiro BRT da capital e faixas exclusivas para ônibus.
O BRT (Bus Rapid Transit), que em tradução livre significa tráfego rápido de ônibus, trata-se de um sistema de vias exclusivas para ônibus, com paradas apenas em estações que contam com linhas alimentadoras.
Com previsão de que as obras comecem em abril de 2014, o BRT vai ligar a Estação da Lapa à Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães Jr. e ACM.
Sistema contará com quatro estações elevadas e carros poderão usar vias expressas, desde que queiram ir da Lapa ao Iguatemi sem saídas no caminho
A intervenção, considerada uma das maiores da cidade, contará com investimento de R$ 800 milhões, sendo que R$ 300 milhões são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, do governo federal, e
R$ 500 milhões serão tomados de empréstimo pela prefeitura junto à Caixa Econômica Federal (CEF).
“Se for preciso, podemos investir dinheiro do tesouro municipal para acelerar as obras”, afirmou ontem o prefeito ACM Neto, durante apresentação do projeto. Não haverá desapropriações no trecho do BRT.
Ônibus
O sistema vai utilizar coletivos articulados, com capacidade para pelo menos 160 passageiros e circulando em velocidade média de 40 km/h. Os ônibus serão operados por uma concessionária a ser definida durante o processo de licitação, que será aberto ainda este ano para operação das linhas já existentes na cidade.
Haverá linhas expressas (sem nenhuma parada entre a Lapa e o Iguatemi), linhas semiexpressas (com paradas em alguns pontos) e linhas que vão parar em todas as nove estações previstas para o sistema.
O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, acredita que o investimento em infraestrutura vai fazer com que o sistema renda mais. “Não adianta congelar as tarifas (até dezembro de 2014) sem outras medidas, senão as empresas serão enforcadas. Com as melhorias viárias, o sistema será mais competitivo (para a licitação do transporte em andamento) e isso é bom para a qualidade do serviço”.
Estrutura
Entre a Lapa e o Iguatemi serão nove estações de embarque e desembarque. A promessa é uma redução drástica no tempo de trajeto de 8,6 km entre a Lapa e a Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), que será percorrido em 16 minutos. Já o trecho Pituba-Iguatemi será feito em 7 minutos.
Para garantir o tráfego contínuo dos ônibus articulados, novas vias serão construídas à esquerda das avenidas por onde passarão os BRTs, além de cinco elevados e três viadutos.
Um dos viadutos será construído em frente ao Shopping Iguatemi, servindo a quem sai da Avenida ACM com destino à Paralela. A via vai permitir a retirada de semáforos que hoje controlam o fluxo com os veículos que vêm do Acesso Norte.
Os outros dois viadutos serão perto do Parque da Cidade. Um deles levará os veículos que saírem da Avenida ACM à Avenida Juracy Magalhães, tornando desnecessário o retorno antes do Hiperposto. O terceiro viaduto ligará dois trechos da Avenida ACM, evitando que os motoristas tenham que retornar em frente à Ceasa para ir até a Pituba. Segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, esse viaduto vai favorecer a 65% dos carros que trafegam na região.
“Buscamos soluções que pudessem ser complementares e, principalmente, que tivessem impacto em trechos de deslocamento da população que mais depende de transporte público e em uma área que concentra a maior parte do emprego da população”, disse ACM Neto.
No corredor do BRT, que contará com ciclovias, será permitido o acesso de veículos particulares, mas não haverá saídas no caminho. Só poderá utilizar a via quem quiser ir direto da Lapa ao Iguatemi.
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