UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA É INSTALADA EM TEIXEIRA DE FREITAS E PORTO SEGURO


Foto: Carol Garcia/GOVBA
Instalação de Campus da Universidade Federal do Sul da Bahia em Teixeira de FreitasA instalação de dois campi da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, foi realizada nesta sexta-feira (29), pelo governador Jaques Wagner. Os novos núcleos universitários vão possibilitar que 48 municípios do sul e extremo sul tenham acesso à formação de nível superior com qualidade.

Em Teixeira de Freitas, o governador assinou o termo de cooperação técnica para a implantação do campus Paulo Freire. A unidade terá um Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) e um Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) funcionando provisoriamente na sede da Secretaria de Educação do Município.

"Esse é um projeto inovador que vai beneficiar o sul e o extremo sul. É um templo de cidadania e dignidade para a nossa juventude", comentou o governador. Ainda segundo Wagner, as aulas devem começar no segundo semestre de 2014. 

Serão oferecidos cursos de medicina, enfermagem, psicologia, entre outros. De acordo com o reitor da UFSB, Naomar Almeida, serão abertas inicialmente 600 vagas para os cursos, sendo 200 com aulas no IHAC e outras 400 por meio dos colégios universitários, além de aulas à distância, com inclusão de outros alunos ao longo dos anos, já que a previsão é de se ampliar o número de vagas gradativamente. 

Para a estudante Jamile Leite, de 21 anos, a UFSB é uma oportunidade para os alunos que saem do ensino médio. “Também representa uma grande economia, porque se trata de uma universidade pública. Outra vantagem é o conforto, porque não teremos de deixar nossas famílias aqui para estudar em outras cidades”.

Porto Seguro
Em Porto Seguro, o governador participou da cerimônia de instalação do campus Sosígenes Costa, também da UFSB. A unidade vai sediar Centros de Formação em Ciências Humanas, Sociais e Ambientais e outro IHAC. Inicialmente, também serão oferecidas 600 vagas para este campus. “Até 2020 queremos ampliar para cinco mil as vagas somente nos colégios universitários e, nos institutos, 1,5 mil”, disse o reitor.

De acordo com o governador, em 2020, quando a universidade estiver em pleno funcionamento, serão onze mil vagas disponíveis nas unidades de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. “Apenas de salário de funcionários, serão R$ 90 milhões por ano, e outros R$ 30 milhões anuais serão investido no custeio. Uma universidade desse porte é importante para a inclusão social da população e vai modificar a realidade da região", disse Wagner.

Além de Teixeira de Freitas e Porto Seguro, a UFSB tem o campus Jorge Amado, em Itabuna, onde funcionam a Reitoria e centros de formação em Ciências, Tecnologias e Inovação, em Comunicação e Artes e outro IHAC. Em Porto Seguro, o governador visitou ainda as obras de reforma do estádio municipal, candidato a centro de treinamento de seleções na Copa do Mundo 2014. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão