PT condena a prisão de condenados do mensalão e acusa Supremo de casuísmo

Tribuna da Bahia

Foto: Site 247


Publicada em 15/11/2013 19:20:34
O Partido dos Trabalhadores divulgou nota, nesta sexta-feira, acusando o Supremo Tribunal Federal (STF) de agir com “casuísmo jurídico” ao determinar a prisão imediata dos condenados na Ação Penal 470, o chamado “mensalão”.
Assinado pelo presidente reeleito da legenda, Rui Falcão, o documento sugere que o STF agiu politicamente ao apressar as prisões dos réus, ferindo o “princípio da ampla defesa”.
A nota de Falcão foi divulgada momentos após o presidente do STF, Joaquim Barbosa, emitir mandados para a prisão imediata de 12 condenados, entre eles José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares.
Leia a íntegra da nota
"A determinação do STF para a execução imediata das penas de companheiros condenados na Ação Penal 470, antes mesmo que seus recursos (embargos infringentes) tenham sido julgados, constitui casuísmo jurídico e fere o princípio da ampla defesa.
Embora caiba aos companheiros acatar a decisão, o PT reafirma a posição anteriormente manifestada em nota da Comissão Executiva Nacional, em novembro de 2012, que considerou o julgamento injusto, nitidamente político, e alheio a provas dos autos. Com a mesma postura equilibrada e serena do momento do início do julgamento, o PT reitera sua convicção de que nenhum de nossos filiados comprou votos no Congresso Nacional, nem tampouco houve pagamento de mesada a parlamentares. Reafirmamos, também , que não houve da parte dos petistas condenados, utilização de recursos públicos, nem apropriação privada e pessoal para enriquecimento.
Expressamos novamente nossa solidariedade aos companheiros injustiçados e conclamamos nossa militância a mobilizar-se contra as tentativas de criminalização do PT."
PC do B
O presidente do PC do B, Renato Rabelo, acusou a imprensa de "manchetes de triunfo" e tentar criar "clima de regozijo" ao noticiar a "esperada expedição" dos mandados, que comparou ao período da Inquisição.
"O PC do B não vê motivos para festa e não considera que a justiça esteja sendo feita", disse Rabelo. "Nossa solidariedade aos companheiros presos injustiçados."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão