BAHIA PESCA REALIZA SELEÇÃO PARA ASSISTÊNCIA TÉCNICA A PESCADORES

A Bahia Pesca iniciou nesta terça-feira (12) o processo de seleção de entidades para prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) a pescadores, aquicultores e produtores rurais da Bahia. A empresa está investindo cerca de R$ 10 milhões no projeto que beneficiará cerca de sete mil famílias baianas durante os próximos dois anos.
“O foco da assistência técnica é fomentar a capacidade produtiva de grupos de pescadores nas comunidades ribeirinhas e no litoral. São profissionais que têm a gana de trabalhar e melhorar de vida, mas que até então não tinham a orientação e a estrutura necessária para tocar seus projetos”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto. 
Todas as ações de assistência técnica devem contribuir para a diversificação dos serviços e das atividades produtivas de pescadores e aquicultores; qualificando-os sobre os instrumentos administrativos e contábeis referentes ao gerenciamento da produção na família e em grupos produtivos específicos.
Também deve reconhecer o protagonismo das mulheres, dos quilombolas e indígenas, potencializando suas capacidades de autonomia; promover a preservação da biodiversidade através da orientação e acompanhamento de projetos com foco na preservação da biodiversidade; além de ampliar e otimizar a utilização, por parte dos pescadores e piscicultores,  de todas as linhas de crédito Pronaf e Plano Safra da Pesca e Aquicultura.
Comercialização 
“Mas a produção, embora importantíssima, não pode ser pensada isoladamente. A comercialização também é muito importante. Por isto as entidades vencedoras do processo seletivo deverão apoiar a elaboração de estratégias de negócios e promoção comercial do pescado”, complementa o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles.
O edital e demais documentos informativos sobre a chamada pública para a ATER estão disponíveis no site da Bahia Pesca.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão