ATLAS EÓLICO DA BAHIA SERÁ LANÇADO NESTA QUARTA-FEIRA





Nesta quarta-feira (13), às 14h, será lançado durante a realização do 5º Fórum Nacional Eólico (FNE) - Carta dos Ventos, o Atlas Eólico da Bahia. O evento acontecerá no Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions, em Salvador.

A publicação é fruto da parceria entre Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial / Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai/Cimatec).

O documento traz os resultados do mapeamento do potencial eólico da Bahia, elaborado a partir de simulações computacionais e dados de vento medidos durante os últimos anos em diversas localidades do Estado e obtidos por meio de parcerias do Governo com 14 empreendedores do setor de energias renováveis.

 “O Altas compilou dados provenientes de 156 torres anemométricas - número sem precedentes em mapeamentos eólicos em escala estadual e até mesmo nacional - os quais, aliados a inovações metodológicas, geradas durante etapas de pesquisa e desenvolvimento e descritas nos capítulos da publicação, fazem dele uma importante ferramenta para estudos, planejamento e projetos de âmbito do setor eólico da Bahia” afirma Paulo Câmera, titular da Secti.

Nos últimos anos, a Bahia se apresenta como um dos maiores potenciais de geração eólica no Brasil, baseado em informações do Atlas do Potencial Eólico Brasileiro de 2001 medidos a 50 metros, e de extrapolações para 70 e 100 metros.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão