I Seminário da Cultura do Algodão em Brumado

Brumado Notícias
 
I Seminário da Cultura do Algodão em Brumado
Uma série de seminários está sendo realizada em toda a região sudoeste com o intuito de fomentar e estruturar a cadeia produtiva do algodão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
 
Aconteceu na última sexta-feira (25), no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (SEMAC), em Brumado o I Seminário da Cultura do Algodão. O evento contou com a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), do deputado e produtor de algodão em Guanambi, João Bonfim (PDT), representantes de associações, pequenos produtores das comunidades rurais do município e demais autoridades de diversos órgãos das esferas estadual e federal. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Armando Nascimento, diretor de defesa vegetal da ADAB, que coordenada todas as áreas fitossanitárias do estado, explicou que a exemplo de Brumado uma série de seminários está sendo realizada em toda a região sudoeste com o intuito de fomentar e estruturar a cadeia produtiva do algodão. Armando destacou que a região sudoeste tem uma vocação para produção do algodão, principalmente no que diz respeito à agricultura familiar. Segundo o diretor, o estado, através da ADAB, EBDA, ABAPA e Fundação Bahia, têm trazido novas tecnologias, variedades e métodos de plantio com vistas a aprimorar os cuidados fitossanitários com a produção do algodão. 
 
I Seminário da Cultura do Algodão em Brumado
Segundo o secretário de agricultura da cidade, o município tem buscado parcerias para outros cultivos que deem suporte e renda ao agricultor. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
 
Armando relatou ainda que pragas como bicudo e cochonilha devastaram a produção na região nos anos 90, mas com a descoberta das novas tecnologias e métodos de prevenção o cultivo do algodão tem ganhado mais força entre os produtores. Estes estão utilizando sementes adaptadas à região do sertão baiano. “O algodão da região sudoeste é famoso pela sua qualidade e se tornou um fomento para outras cadeias produtivas”, reforçou Nascimento.  O português Paulo Mota, vice-presidente da ABAPA, destacou que nos últimos anos a entidade tem se preocupado com o cultivo do algodão para melhorar a renda do pequeno produtor. Entusiasmado com evento, o secretário municipal de agricultura, Federico Neves, também apontou que, além do algodão, o município tem buscado parcerias para outros cultivos que deem suporte e renda ao agricultor. “Temos procurado parcerias com todos os órgãos da esfera estadual e federal e estamos priorizando algumas cadeias produtivas como a bovinocultura de leite, fruticultura do umbu, algodão, feijão e milho e outras cadeias de auxílio em parceira com a EBDA e a patrulha agrícola no campo, que irão beneficiar cerca de 300 pequenos produtores”, concluiu Neves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão