DISCURSO DO VEREADOR JOSÉ CARLOS LATINHA SOBRE A CANDIDATURA DE DEPUTADO FEDERAL PELO PSB






Discurso realizado na sessão da Câmara de Vereador de Guanambi - Dia 21.10.2013.

Senhor presidente, senhora vereadora e senhores vereadores, povo de Guanambi e Região; venho à tribuna na noite de hoje para registrar e oficializar a nossa candidatura de deputado federal pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro.

Essa decisão vem sendo amadurecida ao longo da nossa trajetória histórica de participação política, são 40 anos de militância que vai desde o período da ditadura militar (aos 13 anos), passando pelo movimento estudantil e sindical, sendo 33 anos de filiação e na escola do PCdoB e 17 anos de experiência na vereança em Guanambi (1996).

Portanto, uma trajetória de acumulo de experiência política, num momento histórico em que o povo nas ruas reivindica renovação política, ética e compromisso com as demandas da sociedade. O sertão clama por um porta voz que levante a bandeira da Universidade Federal da Serra Geral na região, irrigação do Vale do Iuiú, política de convivência com a seca,  fortalecimento do escritório regional da Codevasf, Ferrovia Oeste Leste e o Porto Sul, bem como educação de qualidade, humanização da saúde, retomada da produção agrícola, entre outras demandas.


Nesta longa trajetória de dedicação às questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social da região, envolvendo debates e ações nas áreas de educação, saúde, cultura, turismo, meio ambiente, juventude, segurança pública, entre outros temas, acumulamos conhecimento teóricos e práticos sobre essa importante região do sertão baiano.

A população e os setores organizados sempre veem as nossas ações nas palestras, encontros regionais, conferências, conselhos comunitários, manifestações sindicais, nas câmaras de vereadores, nos jornais, nas entrevistas nos rádios, nas redes sociais, na importante vitória da construção da Adutora do Algodão, que foi uma iniciativa da UVERMIG – União dos Vereadores da Microrregião de Guanambi.

Essa experiência política adquirida ao longo dos nossos 17 anos de mandato parlamentar e de vereança, nos credencia a ousar candidatar a deputado federal, pois elegemos diversos deputados estaduais da região ao longo da nossa história – Odulfo Vieira Domingues, Gercino Coelho, Vilobaldo Freitas, Epaminondas Rocha, Vandilson Costa, Dr. Vá Boa Sorte, Fernando Bastos, Walguimar Cotrim, Arthur Maia, Luiz Augusto, João Bonfim, Ivana Bastos, bem como os Deputados Estaduais Márcio Oliveira de Caetité, Edmundo e Marizete de Brumado e Calmito Fagundes de Igaporã. No período de implantação da República, a Bahia elegeu o Senador Estadual Joaquim Manuel Rodrigues de Lima, médico e de Caetité, sendo o primeiro Governador eleito pelo voto direto (famoso voto bico-de-pena). A cidade de Caetité teve também o Senador Ovídio Antunes Teixeira. Outra experiência importante para a região foi a eleição do Governador Nilo Coelho (Vice e Governador da Bahia), bem como os mandatos dos deputados federais Prisco Viana, Haroldo Lima e Nilo Coelho, que conquistaram importantes vitórias para o desenvolvimento do sertão. Agora chegou a hora de retomarmos a voz do sertão no Congresso Nacional.

É um momento que a democracia precisar ser ampliada, sem nenhuma imposição. O bom senso diz que devemos ousar e transformar sonhos em ações concretas na defesa da região, elegendo um deputado federal filho da região. A nossa candidatura nasce da necessidade de avançarmos as nossas lutas por uma região desenvolvida e sustentável economicamente, culturalmente e socialmente, com a maior naturalidade, pé no chão, humildade e trabalho; uma candidatura que, alicerçada acima de tudo pelo respaldo popular e a simpatia das diversas forças políticas da região. Seremos porta voz dos anseios da população sertaneja que defende a preservação do Rio São Francisco e a convivência com a seca, a geração de emprego e renda e a retomada da produção pecuária e agrícola (algodão, mandioca, feijão, etc.).

Agora é colocar a sola no sapato e trilhar as estradas do sertão. Haveremos de fazer uma cruzada na região, visitando os vereadores, os prefeitos, as forças políticas, lideranças empresariais, comunitárias, agricultores, sindicais, enfim, professores, funcionários públicos, agentes comunitários de saúde e endemias, profissionais liberais e todos aqueles que querem se somar a este movimento no sentido de levarmos a nossa voz e ações ao Congresso Nacional. 

O projeto de eleição de um deputado federal da região é motivo de alegria, entusiasmo, humildade e, acima de tudo, o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento do povo do sertão. Agradeço as manifestações de apreço, de carinho, de admiração, de respeito ao nosso nome pela imprensa escrita e falada de Guanambi e região. Conclamamos a adesão não só do PSB, mas de todos os prefeitos, de outros partidos, de vereadores que querem se somar a essa cruzada, que querem caminhar com a nossa candidatura de deputado federal, para podermos começar a escrever uma nova história no sertão baiano, uma história que possa ser escrita com a participação popular, com a participação de todos os segmentos produtivos desta região, independente da bandeira ideológica, religiosa ou partidária.


É a mudança de conceito de fazer política na região, colocando o mandato a serviço da sociedade de forma transparente e participativa, desde a organização do gabinete nacional e regional até a decisão sobre as emendas parlamentares e os debates sobre grandes temas da Bahia e do Brasil.


Nosso objetivo não é dividir; e sim, somar. Com maturidade, humildade e jogo de cintura política, visamos juntar todas as forças vivas do sertão. Por isso, fazemos uma leitura da viabilidade eleitoral deste projeto, pois o Blog Por Escrito do jornalista Luís Augusto Gomes afirma que entre os candidatos do governo são necessários 90 mil votos para deputado federal e da oposição ou aliados é possível conquistar o mandato com 50 mil votos. Essa é a nossa meta, pois temos mais de 400 mil votos nas 30 cidades da região, sendo que somente mais de 150 mil votaram nos principais candidatos que representam o sertão.

Este é o momento de olhar para frente, momento de renovação. Colocamos nossa experiência, maturidade e capacidade de trabalho a serviço da população da região. Convocamos todas as forças vivas da sociedade a realizar um movimento amplo e democrático, em defesa do desenvolvimento sustentável da região. Muito obrigado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão