Prefeitura lança projeto de 'bike'


Evento reuniu autoridades e cicloativistas

DO BAHIA TODO DIA 21/09/2013 | 10h45

Nesta sexta (20) a Prefeitura de Salvador recebeu autoridades públicas, especialistas, cicloativistas e representantes da sociedade em geral no Fórum Salvador Vai de Bike, que foi realizado das 8h30 às 17h, no auditório do Mais Social, localizado no Itaigara. "O que iniciaremos neste domingo é o primeiro passo de uma transformação social que haverá em nossa cidade", declarou o prefeito ACM Neto. 

No domingo (22), Dia Mundial sem Carro, a Prefeitura inaugura as primeiras estações de compartilhamento de bicicletas e o primeiro circuito de ciclofaixas (Campo Grande – Centro Histórico) que integram o Movimento Salvador vai de Bike. Serão lançadas as primeiras estações compartilhadas (Campo Grande, Praça Castro Alves, Praça da Piedade, Ondina e Jardim Apipema) e o primeiro circuito de ciclofaixas (Campo Grande – Centro Histórico), que acontecerá no dia 22, a partir das 7h.

Ao todo, serão 40 estações de compartilhamento em Salvador, cada uma contendo 10 bicicletas que estarão disponíveis aos soteropolitanos diariamente, das 6 às 22h. Além disso, está prevista, inicialmente, a instalação de 500 paraciclos na cidade.

Segundo o secretário municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa), Isaac Edington, os Circuitos de Lazer e Turismo, além de valorizar o patrimônio cultural e histórico, irão contribuir com a atração de novos turistas, bem como estimular a criação do hábito de andar nas vias da cidade com segurança. Além do primeiro circuito (Campo Grande – Centro Histórico), posteriormente serão criados outros dois, que serão Farol da Barra – Ondina e Elevador Lacerda – Mercado Modelo – Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM – BA). Para cada percurso adotado, serão realizados testes, avaliações e correções de falhas, com o objetivo de garantir que o sistema seja o mais eficiente possível. 

Edington destacou também a importância das ações de educação e conscientização da população para o bom andamento do projeto. Para isso, foram elaborados materiais visuais que serão distribuídos à população e está sendo feita uma interação com movimentos de cicloativistas e com entidades representativas do setor de transporte, a exemplo do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão