Prefeitura de Salvador cria estações que fornecem bicicletas por R$ 10 ao ano

Tribuna da Bahia

As "laranjinhas" ficarão em pontos estratégicos da cidade
As "laranjinhas" ficarão em pontos estratégicos da cidade
As primeiras estações de compartilhamento de bicicletas e o primeiro circuito de ciclofaixas (Campo Grande – Centro Histórico) vão ser inaugurados pela prefeitura de Salvador no domingo (22/9), Dia Mundial sem Carro. As estações integram o "Movimento Salvador vai de Bike". 
objetivo é incentivar o uso de bicicletas na cidade, buscando impactar positivamente a mobilidade urbana, bem como difundir uma cultura de sustentabilidade entre os soteropolitanos, através do estímulo à utilização de transportes alternativos não poluentes e à consequente redução da emissão de gases nocivos à saúde.
Buscando a aceitação e adesão pela população, a iniciativa atua em diversas frentes, que são: implantação de 40 estações públicas de compartilhamento de bicicletas e circuitos de ciclofaixas delazer e turismo; ações de educação e conscientização, a exemplo da realização de eventos e atividades pró-uso de bicicletas; implantação e requalificação da infraestrutura cicloviária e dos bicicletários; e políticas públicas voltadas para o setor e para o desenvolvimento econômico, por meio do estímulo aos chamados “bike negócios”.
Sistema Público de Bicicletas Compartilhadas consiste na instalação de estações inteligentes em locais estratégicos da cidade, conectadas a uma central de operações via conexão sem fio, alimentadas por energia solar. Em Salvador, o uso do sistema será praticamente gratuito. O usuário deverá arcar apenas com o credenciamento anual, no valor de R$ 10, valendo-se do serviço ao longo de 12 meses, ou seja, sem a cobrança de tarifas diárias ou mensais, diferente do que ocorre em outras capitais.
Circuitos - Para incentivar ainda mais o hábito de andar de bicicleta, acontecerão também os Circuitos de Ciclofaixas de Lazer e Turismo, sendo o do Campo Grande - Centro Histórico, primeiro a ser inaugurado, funcionará no domingo das 7h às 16h.
As ciclofaixas visam a oferecer à cidade uma opção de baixo impacto sobre o ambiente urbano, ao mesmo tempo em que contribuem para a valorização do patrimônio histórico e cultural da capital baiana. Para isso, foram identificados pontos estratégicos nos roteiros (praças, museus, monumentos históricos, paisagens), com o objetivo de incentivar a visitação, fortalecendo o turismo.
O procedimento para seleção das empresas interessadas na prestação de serviços de implantação, operação e manutenção do Sistema de Bicicletas Compartilhadas e Ciclofaixas de Lazer foi realizado através de chamamento público, cujo resultado final foi divulgado em 30 de agosto, no Diário Oficial do Município. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão