Fator Lídice pode mudar cenário


Adesões fortalecem pré-candidatura de senadora

MOACY NEVES | 27/09/2013 | 12h50

Um novo fator pode mudar completamente o cenário eleitoral baiano. Trata-se da possibilidade cada vez mais real de Lídice da Mata (PSB) ser candidata ao governo estadual, na esteira da candidatura à presidência da República do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A entrada da senadora tem poder alvissareiro.

Nesta quinta (26), as pretensões socialistas ganharam reforço com as filiações de lideranças políticas vindas de outros partidos de esquerda. Se filiaram o ex-prefeito de Juazeiro, o ex-petista Joseph Bandeira e o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, que estava sem partido. Ingressaram ainda o vereador de Guanambi José Carlos "Latinha" (ex-PCdoB), o presidente do GGB (Grupo Gay da Bahia) Marcelo Cerqueira e a Procuradora do município de Vitória da Conquista Nadjara Régis.

Com Lídice candidata, os chamados setores de esquerda ganham uma opção ao candidato do PT. É grande na base de Wagner a insatisfação com a hegemonia representada pelo Partido dos Trabalhadores frente às demais legendas do consórcio formado pelo governador. O nome do chefe da Casa Civil, Rui Costa, como favorito petista ao governo, também tem reservas entre os aliados.

É bom lembrar que em 2012, em Salvador, uma parte do eleitorado neste espectro ideológico ficou órfão com a candidatura única no campo do governo. O resultado foi um avanço de ACM Neto já no primeiro turno para um patamar de 40%, bem acima dos 30% que o carlismo sempre teve na cidade. O final da história Pelegrino e Wagner conhecem bem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão